Showroom Virtual

Ver ofertas
transporte de cargas perigosas

Transporte de cargas perigosas: 3 dicas importantes

Logística

O transporte de cargas perigosas é uma atividade que, obviamente, envolve diversos riscos. Por isso, ela precisa ser exercida com uma série de cuidados e um planejamento minucioso em todas as etapas. Além da atenção total do motorista, o caminhão deve ser adequado, a embalagem precisa corresponder às particularidades da carga e, acima de tudo, respeitar as indicações de segurança dos órgãos fiscalizadores.

Ao mesmo tempo que existem altos níveis de exigências, muitas vantagens podem ser encontradas neste mercado, com boas oportunidades aos profissionais que desenvolvem um padrão de qualidade na prestação desses serviços. Afinal de contas, existe toda uma preparação antes de iniciar nessa função, e as habilidades estratégicas do condutor contam vários pontos.

Quer saber mais? Mostro 3 dicas importantes para o transporte de cargas perigosas e outros detalhes que você deve prestar atenção ao longo deste texto. Continue a leitura!

Qual a NR para transporte de produtos perigosos?

Existe uma série de questões que exigem atenção na hora de entender as regras que regem o trabalho de transporte de cargas perigosas. Embora não tenha exatamente uma NR (Norma Regulamentadora) que trata do assunto, é possível considerar a NR-6 sobre o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a NR-16 que regulamenta periculosidade no trabalho como direcionadoras do tema.

Além disso, vale destacar a NBR 15.481/2017 da ABNT que gira em torno da verificação de requisitos operacionais mínimos para a realização do transporte rodoviário de mercadorias perigosas. O que inclui assuntos relacionados ao meio ambiente, questão de saúde e de qualidade.

Já no caso das legislações envolvidas, a resolução complementar mais recente é a nº 6.016/2023, da ANTT. Ela aborda aspectos importantes na classificação do transporte de produtos perigosos, sinalizações, equipamentos, treinamentos adequados aos motoristas, embalagem, rotulagem, documentação, equipamentos de segurança e procedimentos em emergências.

Quais os cuidados necessários para o transporte de cargas perigosas?

Entender as particularidades sobre o tipo de material transportado e ter um planejamento eficiente é fundamental para que o motorista consiga executar bem o trabalho e não corra nenhum tipo de risco. Porém, para que tudo esteja alinhado nos mínimos detalhes, é preciso se antecipar aos problemas e evitar imprevistos no cronograma.

Veja a seguir 3 dicas que preparei para você sobre os principais cuidados relacionados ao transporte de cargas perigosas.

1. Uso de equipamentos de segurança

O uso dos EPIs é fundamental para a proteção individual dos motoristas e dos auxiliares durante a realização das viagens. Esses equipamentos de proteção devem estar disponíveis sempre que a mercadoria estiver classificada como passível de contaminação. Se trata de uma questão obrigatória, especialmente, quando em casos de carga e descarga dos materiais e de qualquer tipo de manuseio durante o transporte.

2. Transporte adequado

Quando falamos em transporte de cargas perigosas é válido ressaltar que se trata de um efeito dominó. Ou seja, qualquer problema em uma das etapas — por menor que seja — tem o potencial de comprometer todo o ciclo de trabalho, causar perda da carga e trazer riscos aos condutores.

É indispensável, neste caso, ter atenção redobrada com o transporte da carga. Além disso, o caminhão precisa atender a uma série de regras que evitam vazamentos de produtos, entre em combustão, aconteça qualquer tipo de contaminação ou mudança de estado físico.

Sem contar que o caminhão também deve sinalizar adequadamente o tipo de substância que está sendo transportada a fim de alertar aos outros motoristas e manter o máximo de segurança possível durante a rota escolhida para o transporte dos produtos.

3. Direção defensiva

E por falar em segurança na condução, é necessário usar as técnicas de direção defensiva. Na verdade, esta é uma dica que vale para o transporte de qualquer tipo de carga, mas que merece o dobro de cuidado quando se trata de carga perigosa.

O motorista nunca deve fazer manobras arriscadas, distrair-se objetivos no veículo, acender cigarros, segurar o volante com duas mãos ou adotar qualquer tipo de comportamento que divida sua atenção. Esteja sempre focado na estrada, beleza?

Quais são os tipos de cargas perigosas?

De modo geral, cargas perigosas são qualquer tipo de mercadoria que pode gerar riscos nas etapas logísticas de movimentação, armazenagem e transporte. Elas costumam ser de origem biológica, química ou radiológica e entram em diferentes classificações por oferecer perigos à população e ao meio ambiente.

Ao todo, as cargas perigosas são segmentadas em 9 grupos que se dividem em 15 subcategorias. Separei uma lista com os principais:

  • explosivos;
  • gases;
  • líquidos inflamáveis;
  • sólidos inflamáveis;
  • peróxidos orgânicos e substâncias oxidantes;
  • substâncias infectantes e substâncias tóxicas e venenosas;
  • materiais radioativos;
  • substâncias corrosivas;
  • substâncias perigosas diversas.

Qual categoria pode transportar cargas perigosas?

Por conta da alta exigência envolvida, o transporte de cargas perigosas só pode ser feito por motoristas devidamente capacitados que passaram por um treinamento específico. Para isso, não basta apenas ter habilitação na categoria correta do caminhão. Adicionalmente, conforme a lei 9605/98 é considerado crime ambiental realizar o trabalho sem as categorias B, C, D ou E.

O condutor também não pode ser autuado em infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses antes do curso, ou ser reincidente em infrações médias.

Após o período de regularização da documentação do motorista e do veículo, as autorizações referentes, como o CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos) e o CIV (Certificado de Inspeção Veicular), são expedidos pelo Inmetro.

Quais os caminhões ideais para transporte de cargas perigosas?

Como vimos, a forma como a mercadoria é acomodada durante o transporte faz toda a diferença no resultado, e escolher os caminhões ideias para o trabalho é indispensável. O veículo funciona como uma espécie de embalagem completa da carga e é ele que determina os seus níveis de preservação e segurança.

MERCEDESBENZ - Confira 4 tipos de cargas perigosas

Confira a seguir algumas opções recomendadas.

Tanque

Muito usado em cargas que pedem atenção especial, como o transporte de combustível. Por conta de seu corpo metálico de alta integridade, consegue transportar líquidos inflamáveis de maneira bastante segura. Em alguns casos, também pode transportar gases inflamáveis por evitar reações indesejadas e vazamentos.

Basculante

Ideal para descargas seguras e eficientes por seu funcionamento móvel. Além disso, tem excelente capacidade de carga e condições de isolamento durante o transporte, o que faz com que seja muito procurado para transporte de minério de ferro.

Sider

Bem parecido com o modelo baú, tem carroceria fechada por lona, o que facilita o transporte de cargas perigosas. Principalmente de gases e líquidos. No entanto, outros produtos, como sólidos e embalados, podem ser movimentados mais facilmente.

Bitrem

Formado por dois semirreboques unidos por uma quinta roda de apoio. É muito versátil e consegue transportar vários tipos de líquidos e componentes inflamáveis de grande estabilidade. Entretanto, vale tomar cuidado com as condições e classificações de cada carga por causa do engate que pode causar vibrações.

Agora você já sabe como realizar o transporte de cargas perigosas e os principais cuidados que devem ser tomados para realizar este tipo de trabalho. Realmente, é um setor com exigências extremamente altas e que somente motoristas bem treinados e capacitados devem ingressar.

No entanto, com bom planejamento e a escolha de um caminhão adequado, é possível se destacar e obter excelentes resultados em um padrão de qualidade diferenciado.

Gostou das informações que apresentei neste texto? Então, confira agora mesmo outros conteúdos no blog do caminhão e veja nosso showroom.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *