Para que produtos e matérias-primas possam circular pelas estradas brasileiras, diversos modais de transporte de carga podem ser utilizados. Rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário se enquadram nessa grande malha.
Mas é claro que você como um bom caminhoneiro sabe que o transporte rodoviário é a grande estrela do Brasil. A relação que você tem com as estradas é fundamental para que a economia do nosso país continue girando.
Topa estudar comigo um pouco sobre o transporte de carga, como planejar melhor as viagens, os desafios de uma boa entrega e recapitular a Lei do Caminhoneiro? Se a resposta for positiva, continue a leitura!
O que é transporte de carga?
Vou começar pelo básico: o que é transporte de carga. Bom, você já sabe, mas trata-se da movimentação de bens, mercadorias e materiais de um lugar para outro.
Para que esses produtos cheguem ao seu destino, podem ser utilizados vários veículos diferentes. Além do seu caminhão, é possível utilizar trens, navios e até aviões. Tudo vai depender das particularidades das mercadorias e das necessidades de operação.
Como falei ali em cima, a grande estrela do transporte rodoviário são os caminhoneiros. Você também brilha no chamado multimodal — expressão referente a mais de um tipo de transporte de carga — que geralmente inclui uma etapa nas estradas.
Por isso, nada mais justo que conhecer as características do transporte de cargas no Brasil e como um autônomo pode atuar de forma profissional.
Quais os modelos de transporte de cargas no Brasil?
Os modais são as categorias de transporte disponíveis. Talvez você se surpreenda quando souber o que se encaixa nessa lista:
- modal aéreo ou aeroviário;
- modal dutoviário;
- modal ferroviário;
- modal hidroviário ou aquaviário;
- modal infoviário;
- modal rodoviário.
Modal aéreo ou aeroviário
Utiliza o ar para realizar o transporte por meio de aeronaves. Essas aeronaves podem ser desde pequenos aviões de propriedade privada, até os grandes jumbos de carga que impressionam pelo tamanho.
Modal dutoviário
Gasodutos, minerodutos e oleodutos se enquadram na categoria de modais dutoviários. Esses dutos podem estar localizados na superfície ou embaixo da terra e do mar.
Modal ferroviário
O modal ferroviário, como você deve saber, utiliza as ferrovias para transporte de cargas ou pessoas. Se encaixam aqui trens, metrôs, bondes e veículos dessa natureza.
Modal hidroviário ou aquaviário
Muitos caminhoneiros transportam as cargas até os portos para que elas continuem a jornada por meio das águas dos rios ou mares. Quando estão sobre as águas, estão sendo transportadas por essa classe de modal.
Modal infoviário
Aqui está o modelo que talvez te surpreenda. A distribuição da informação que chega por meio da internet, telefone e até mesmo televisão também se enquadra em um modal de transporte.
Nesse caso, é chamado de infoviário, digital ou virtual, geralmente formado por fibra ótica e satélite.
Modal rodoviário
Por fim, chegamos até a sua realidade, a dos modais rodoviários. Você vive no dia a dia quando carrega as mercadorias pelas estradas do Brasil. Além dos caminhões, ônibus, motocicletas, caminhonetes e utilitários podem desempenhar o papel.
Quais os tipos de transporte de carga rodoviários?
A definição do modal para transporte ideal e como ele deve ser utilizado depende do tipo de carga que será distribuído.
Para os caminhoneiros, este é um grande ponto de atenção. Dependendo do que será transportado, é preciso de um veículo específico que garanta segurança dos produtos e atendam eventuais normativas. Veja o resumão que preparei sobre isso!
Transporte de carga geral
No geral, o transporte de carga não tem muito segredo. Cargas secas, a granel, são exemplos de produtos que não existem procedimentos complexos para uma viagem segura. Veículos simples e um processo de logística eficiente costumam dar conta do recado.
O que pode dar um pouco de trabalho são as cargas vivas. Diferentemente de outros produtos, como industrializados, remédios e materiais de construção, as cargas vivas exigem caminhões específicos e atendimento às normas de regulamentação.
Transporte de encomendas
O transporte de encomendas diz respeito às mercadorias compradas na internet ou lojas físicas que oferecem serviço de entrega. Também exige cuidado e atenção do caminhoneiro para que as mercadorias cheguem ao destinatário dentro do prazo e em boas condições.
Embora os caminhões estejam aptos para levar grandes quantidades de produtos, a distribuição das encomendas por veículos menores é cada vez mais frequente. Você já lidou com esse tipo de serviço?
Transporte de cargas frigoríficas
Por exigir um tipo de carroceria específica, as cargas frigoríficas integram nossas listas de tipos de cargas transportadas no modal rodoviário. Para isso, o caminhoneiro precisa ter um veículo próprio para conservar os alimentos refrigerados.
Transporte de carga perigosa
O transporte de carga perigosa é outro destaque nos tipos de cargas transportadas. Produtos explosivos, inflamáveis, químicos, tóxicos e radioativos exigem cuidado especial no manuseio e deslocamento.
Existe até legislação específica para isso. De acordo com a resolução n.º 5.947 de 2021:
“Art. 5º Para a realização do transporte rodoviário remunerado de produtos perigosos, o transportador deve estar devidamente inscrito em categoria específica do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas — RNTRC.
§1º Além do procedimento padrão para inscrição no RNTRC, os transportadores que realizam o transporte rodoviário remunerado de produtos perigosos deverão comprovar:
I — prévia inscrição no Cadastro Técnico Federal de Atividade Potencialmente Poluidora — CTF/APP, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis — IBAMA, quando exigido por esse Instituto; e
II — avaliação da conformidade dos veículos e equipamentos de transporte de produtos perigosos a granel, quando aplicável, por meio de inspeção ou certificação.
(…)
Art. 35. Constituem deveres e obrigações do transportador:
I — assumir as responsabilidades atribuídas ao expedidor, sempre que efetuar quaisquer alterações no carregamento de produtos perigosos, inclusive quando efetuar operações de redespacho;
II — utilizar veículos e equipamentos de transporte cujas características técnicas e operacionais atendam ao previsto nas Instruções Complementares a este Regulamento.”
Como funciona a logística do transporte de carga no Brasil?
Como você pôde notar no tópico anterior, dependendo das características da carga, o transporte rodoviário pode ser complexo. Além das exigências legais relacionadas ao tipo de mercadoria, o caminhoneiro também deve cumprir com algumas obrigações.
É o caso da Lei do Caminhoneiro — vou falar dela ao final deste texto, ok? — que determina os tempos de descanso durante a viagem. Isso influencia diretamente no planejamento logístico das transportadoras e caminhoneiros autônomos.
O que é logística de transporte
Falei que a legislação e as características da carga influenciam na logística, mas você sabe o que é, de fato, a logística? A logística do transporte de carga é responsável por avaliar cada entrega e encontrar a forma mais econômica, rápida e segura para realizar o trajeto e entregar os produtos para o cliente.
Você, como caminhoneiro experiente, já sabe fazer essa análise, mas vou reforçar aqui. Geralmente, os principais pontos a serem observados são:
- custos da operação;
- distância;
- prazos estipulados;
- riscos envolvidos;
- tipos de carga.
A partir da avaliação desses pontos, é hora de avaliar o melhor tipo de transporte para atender aos requisitos. Depois, é necessário planejar cada etapa individualmente:
- administração do transporte;
- conferência da carga;
- roteirização da entrega;
- descarregamento, roteirização e entrega da carga;
- análise de indicadores.
Administração do transporte
Envolve a análise de custos, escolha do transporte ideal para cada tipo de carga e a estrutura necessária para que a mercadoria chegue intacta, sem avarias, atendendo às normas.
Conferência da carga
Antes de carregar o caminhão, confira a carga. Certifique-se de que ela traz o combinado e que você está preparado para atender todas as exigências de transporte característico do produto.
Roteirização da entrega
No momento da administração do transporte de cargas deve-se planejar a rota evitando prejuízos e otimizando as entregas. É importante pesquisar sobre as condições das estradas nas quais o caminhão vai circular, considerando a eficiência de combustível.
Descarregamento, roteirização e entrega da carga
Além do roteiro da viagem, é preciso roteirizar a entrega da carga. Por exemplo, se o destino é o porto, qual o tempo de parada médio? Se é um centro de distribuição no meio da cidade, qual o formato de circulação permitido para caminhões? Pense nisso antes de pegar no volante.
Análise de indicadores
Sempre que fizer uma rota, mantenha seu planejamento anotado e, em cada parada, faça uma revisão de tudo o que passou na estrada. Tempo de viagem, condição da via e valor do combustível contribuem para roteiros que sejam mais úteis e eficientes.
Quais os desafios na logística de cargas rodoviárias?
Listar os principais pontos a serem avaliados na logística parece uma tarefa simples. Com um celular na mão, qualquer pessoa pode avaliar a melhor rota e receber um indicativo de prazo de entrega.
Mas aqueles que estão na estrada sabem que o processo não é tão simples. Existem vários fatores que interferem no transporte de cargas e tornam a logística de transporte desafiadora.
Qualidade das rodovias brasileiras
Não dá para falar dos desafios da logística e transporte de cargas sem mencionar a qualidade das rodovias. Nossa malha é extensa, administrada pelos poderes Federais e Estaduais e, infelizmente, não segue um padrão de asfaltamento.
Inclusive, em muitos pontos, nem sequer temos asfalto. Outros podem até serem asfaltados, mas as obras são constantes e desvios por desastres naturais também são frequentes. Ou seja, são muitas variáveis que impedem o desenvolvimento de um cronograma ágil e seu cumprimento.
Segurança do transporte de cargas
Como eu disse, existem diversas questões que envolvem a segurança no transporte de cargas. Mas não é apenas a carga, em si, que necessita de segurança para o transporte ideal. A segurança das estradas também é um ponto desafiador.
Dependendo da mercadoria que será transportada, caso a escolha seja o modal rodoviário, é preciso de escolta armada para acompanhar ônibus e caminhões durante o trajeto. A medida torna a viagem mais cara e pode trazer dificuldades para fechar o contrato de frete.
Em muitos casos, o caminhoneiro pode ser obrigado a arcar com esse risco. Outra opção é mudar a rota, o que pode resultar em viagens mais longas. Consequentemente, mais tempo na estrada e menos dinheiro no seu bolso.
Oscilação do preço dos combustíveis
No transporte de carga por modal rodoviário os caminhoneiros enfrentam outro obstáculo no planejamento logístico: a oscilação do preço dos combustíveis. Não há um padrão de cobrança, logo, é complicado determinar os reais custos da viagem quando não se tem conhecimento e experiência na região na qual vai transitar.
Sem dúvida, o combustível é uma das questões que mais impactam o valor do frete. Existem alguns aplicativos na internet que revelam o valor das bombas. Mas eles não são 100% confiáveis, uma vez que o preço flutua e a tecnologia pode apresentar um valor desatualizado.
O que diz a Lei do Caminhoneiro?
Quero aproveitar este espaço para lembrar você da Lei n.º 13.103, conhecida como a Lei do Caminhoneiro. Ela estabelece as regras para uma rotina de trabalho segura e saudável.
Uma viagem rodoviária sem intercorrências depende, além de saber como transportar a carga corretamente, do desempenho do motorista. Para isso, ele precisa estar descansado e atento.
A legislação entende que a janela ideal é de 5 horas e meia sem interrupções, para meia hora de descanso, independentemente do tipo de carga a ser transportado:
Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas. (Redação dada pela Lei n.º 13.103, de 2015) (Vigência)
§ 1o Serão observados 30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de transporte de carga, sendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção desde que não ultrapassadas 5 (cinco) horas e meia contínuas no exercício da condução.
Obrigado por ter ficado comigo até aqui! Você é a estrela das estradas, um dos grandes responsáveis pelo abastecimento dos comércios, por colocar comida na mesa de milhões de brasileiros e garantir a entrega de suas encomendas.
Você faz tudo isso pelo transporte de carga rodoviária. Espero ter contribuído para desenvolver uma postura ainda mais profissional, agindo como uma grande empresa de logística. Se a sua categoria merece respeito só pela natureza do serviço, imagina como sua imagem profissional vai brilhar depois das nossas dicas.
Continue se desenvolvendo. Leia mais conteúdos como este no Blog da Mercedes-Benz!
Um comentário em Transporte de carga: tipos, vantagens e como funciona?