Showroom Virtual

Ver ofertas
Tipos de carteira de motorista

Conheça os tipos de carteira de motorista existentes no Brasil

Caminhoneiro

No Brasil, obter a CNH é um passo fundamental para garantir a mobilidade e a liberdade de conduzir veículos. Mas você sabia que existem diferentes tipos de carteira de motorista, cada uma específica para certos tipos de transporte e finalidades?

Você já deve ter ouvido falar nas categorias A, B, C, D e E. Essa classificação existe para assegurar que cada motorista esteja preparado para dirigir o veículo de forma segura e responsável. Ou seja, dependendo do tipo de veículo que você pretende dirigir, precisará obter a categoria correspondente à sua CNH.

Neste post, vou te contar tudo o que você precisa saber sobre o processo de habilitação e como trocar de categoria. Confira!

Quais são os tipos de carteira de motorista no Brasil?

Cada categoria, que é representada por uma letra, se refere a um tipo específico de veículo que você pode conduzir. Por isso, é preciso conhecê-las na hora de tirar sua habilitação. São elas:

  • categoria A — permite a condução de motos e triciclos; 
  • categoria B — é a mais comum e permite a condução da maioria dos carros de passeio e com capacidade para até 8 passageiros, além do condutor. Também é para motorhomes, desde que não ultrapassem 6 toneladas; 
  • categoria C — destinada a motoristas de veículos de carga com peso acima de 3.500 kg. Para obter a habilitação C, o condutor já deve ter a categoria B por pelo menos um ano e passar por exames específicos como o toxicológico
  • categoria D — esta é a classe necessária para conduzir veículos destinados ao transporte de passageiros, como ônibus e vans, com capacidade para mais de 8 passageiros;
  • categoria E — voltada para o transporte de cargas mais pesadas, como caminhões-cegonha, a carteira E é para motoristas de veículos tracionados com reboque ou trailer.

O que fazer para exercer atividade remunerada com o carro?

Mesmo que você já tenha a categoria B e queira ser motorista de aplicativo, segundo as leis de trânsito, não basta apenas pegar o carro e sair dirigindo. Então, se quiser exercer alguma atividade remunerada com o carro, é preciso adicionar a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) na sua CNH. 

Para isso, você deve passar por exames médicos e psicológicos específicos, além de solicitar a alteração junto ao Detran do seu estado. Essa exigência garante que o motorista esteja apto a atuar profissionalmente, atendendo às regulamentações de segurança e responsabilidade necessárias para o transporte de passageiros.

Como trocar a categoria da habilitação?

O primeiro passo para trocar o tipo da sua habilitação é decidir para qual categoria deseja migrar. Por exemplo, se você quer se tornar caminhoneiro, precisará mudar para a carteira C.

O processo envolve algumas etapas: primeiro, você deve cumprir um período mínimo de um ano com sua carteira atual. Depois, procure uma autoescola que ofereça cursos de mudança de categoria

Você precisará passar por exames específicos e, em seguida, realizar aulas práticas e uma prova prática para a nova carteira. Mas não se preocupe, pois a autoescola fornecerá todo o suporte necessário para garantir que você esteja preparado para esses testes.

Cada um dos tipos de carteira de motorista atende a propósitos específicos e exige requisitos particulares. Por esse motivo, é preciso entender bem qual se aplica a você. Seja para dirigir motos, carros de passeio, caminhões ou veículos de transporte de passageiros, escolher a categoria certa fará toda a diferença na sua vida cotidiana e profissional.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para aprender mais sobre a CNH e saiba quais atitudes podem gerar sua suspensão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *