Showroom Virtual

Ver ofertas
telemetria

Guia prático com tudo sobre o funcionamento da telemetria!

Logística

O que você pensa quando alguém fala sobre tecnologia para transporte de cargas? Provavelmente está com softwares de automação na cabeça. E se eu dissesse que há, ainda, a presença de sensores que, quando integrados com outras tecnologias, tornam os processos mais bem-sucedidos?

Essa é a telemetria veicular. Ela é uma opção importante para fornecer informações que serão essenciais para evitar aqueles erros que botam tudo a perder nas suas estratégias de transporte de cargas.

Está confuso sobre o que é a telemetria veicular e como ela funciona? Vem comigo, que apresentarei tudo que sei sobre o assunto e ajudar você nessa jornada. Este post é para guardar e consultar sempre que tiver dúvidas, hein? Vale a pena focar 100% aqui! Boa leitura!

O que é telemetria veicular?

A telemetria veicular é uma tecnologia que gera dados importantes para os profissionais de logística para que eles possam tomar decisões sem maiores erros e evitar prejuízos às atividades da empresa.

Funciona assim: na telemetria, os sensores capturam dados estratégicos e enviam eles para uma central de informações. Ali, um líder conseguirá analisar tudo que está envolvido com o veículo, ver o que está dando certo e o que precisa ser mudado.

Na área de telemetria veicular, alguns dos principais indicadores que ajudam nessas atividades são:

  • comportamento dos motoristas;
  • consumo do combustível;
  • acompanhamento das rotas;
  • análise do excesso de velocidade;
  • análise de freadas e acelerações bruscas;
  • verificação de motor ocioso.

Como a telemetria veicular funciona?

Bom, para você entender melhor sobre o que é a telemetria, é preciso entender que ela funciona com duas partes importantes que ajudam a formar uma estratégia matadora para o sucesso da sua área.

Uma delas é a coleta de dados por meio de sensores. A outra é a análise de dados por meio de um software, que recebe esses dados e identifica padrões de forma automática.

Agora vou mostrar melhor para você como funciona cada uma dessas partes, para ficar mais claro e você arrasar no uso da telemetria veicular em sua empresa.

Coleta de dados

O primeiro pilar da telemetria veicular é a obtenção dos dados relacionados com o transporte, ou seja, coletados no veículo e que poderão trazer padrões envolvidos com o funcionamento do caminhão e, também, da forma como o motorista dirige.

Para isso, diversos sensores são instalados em pontos estratégicos. Por exemplo, para poder identificar se as rotações do motor estão adequadas ou se há a necessidade de fazer manutenções, você deve instalar um sensor, seja na região adequada, seja o acompanhamento no computador de bordo.

A partir dele é possível verificar os cálculos do contagiro e enviar esses dados para uma solução — isso vale para todos os pontos que você quer monitorar nos veículos da sua frota.

A telemetria digital é precisa, segura e amplia as coletas de dados. Com as informações em mãos, você para de ficar perdido em relação às decisões importantes sobre os veículos da sua empresa.

Análise de dados

A outra parte do processo é a análise de dados, quando eles são enviados para um software. Com isso, o gestor consegue identificar o que pode estar errado e saber exatamente onde intervir.

Assim, você para de perder tempo na hora de encontrar o problema, o que ajuda a facilitar o processo de conserto. Esse é um dos vários pontos positivos na hora de cuidar da análise de dados.

Quais os tipos de telemetria veicular?

Nem toda telemetria é igual. Escolher o melhor tipo ajuda a proporcionar os melhores resultados nesse monitoramento. Por isso, conheça mais sobre eles:

  • telemetria analógica: neste tipo, os sensores precisam estar instalados em pontos específicos do veículo. Por exemplo, para identificar a distância que percorreu, ele deveria estar instalado no hodômetro do caminhão;
  • telemetria digital: os dados são gerados no computador de bordo sendo enviados, pela internet, por uma solução de monitoramento de frota, para que o gestor consiga acompanhar os dados.

Quais as vantagens da telemetria veicular?

A telemetria veicular é muito utilizada na área de logística e transporte de cargas, justamente, porque ela faz com que uma empresa tenha diversos benefícios. Eu separei um trecho para apresentar para você as principais delas. Vamos lá?

Identificação e resolução de problemas

Por mais que você realize manutenções preventivas no dia a dia, problemas podem acontecer inesperadamente. Mas, e se fosse possível perceber os primeiros sinais e impedir que eles se tornassem realidade?

Com a telemetria veicular é possível ver quando um problema que demanda manutenção está prestes a acontecer e agir imediatamente. Imagine o sufoco que é passar por uma quebra de motor no meio da estrada?

E se for possível evitar que seu motorista passe por esse susto? Se você ficar esperto e adotar a telemetria veicular, é possível!

Ao notar mudanças nos indicadores relacionados ao motor é possível direcionar o profissional para um mecânico ou assistência autorizada e evitar uma situação totalmente desnecessária.

Agilidade no dia a dia

Analisar ponto a ponto de um veículo pode demandar tempo e atrasar viagens ou impedir diagnósticos precisos que ajudem a deixar a viagem mais segura e evitar acidentes. A telemetria veicular é uma mão na roda de todo gestor de logística.

Em uma mesma tela, é possível ver indicadores importantes para acompanhar a saúde do veículo. Viu que algo está errado? Chame na hora os especialistas na manutenção para dar aquele up nele e garantir uma maior vida útil para o seu caminhão.

Permitir uma gestão orientada a dados

Sua empresa é moderna? Ela já adota as melhores tecnologias no dia a dia? Proporciona uma gestão mais eficiente a partir de dados? Se ainda não, pare de ficar preso no século XX e venha para o século XXI.

Hoje as empresas precisam ser orientadas a dados para tomadas de decisões. E o setor de logística precisa estar alinhado com isso. A telemetria veicular é, justamente, um dos fornecedores de insumos para que as análises sejam bem-feitas.

Esse pode ser o primeiro passo para quem está em busca de modernizar toda a gestão de frotas e evitar erros que tragam prejuízos sérios para seu negócio. Evitar perder dinheiro é fundamental nessa área, não é mesmo?

Criar ranking de motoristas

Outra vantagem importante da adoção da telemetria veicular é poder, também, criar um ranking de motoristas em sua empresa. E saiba que isso pode fazer com que você mude completamente questões relacionadas com segurança em sua empresa.

Ficou confuso sobre essa ligação? Calma, que explico para você. Que tal criar um programa de recompensas para os melhores motoristas?

Defina pontuações ligadas com direção mais segura: frenagem e aceleração segura, respeito dos tempos de descanso, cuidados na condução, entre outros. A partir disso, crie um ranking, no qual os condutores mais prudentes fiquem à frente.

Ao final de um período é possível recompensar os melhores. Uma ideia é conceder bônus em dinheiro, períodos de folga, viagens pagas, entre outros.

Redução de acidentes

Além de motivar os motoristas com o ranking, eu sempre indico, também, deixar claro que as condutas deles estão sendo monitoradas e que casos de negligência poderão passar por punições.

Afinal, isso coloca em risco a carga, os veículos e, também, a própria integridade física do motorista. Quando uma liderança identifica que um motorista está sendo imprudente, é possível chamar para uma conversa e alertar sobre os perigos.

Além disso, você pode, até mesmo, pensar em trazer treinamentos que ajudarão a deixar mais claras as regras e a importância de uma condução segura. E, também, evitar falhas nos veículos que podem provocar incidentes durante as viagens.

Quais as diferenças entre telemetria e vídeotelemetria?

Outro ponto importante a conhecer sobre o assunto e que um gestor antenado deve ficar de olho são as diferenças entre telemetria e videotelemetria. Bom, sobre o primeiro, você acompanhou ao longo deste post e deve estar craque no assunto a essa altura, não é mesmo?

Bom, e sobre a videotelemetria? Essa é a união entre a telemetria e o uso de câmeras de vídeo. Esse uso conjunto potencializa ainda mais as suas estratégias no dia a dia.

Quer ver um exemplo? Muitas empresas passam por situações como furtos e roubos de carga. Com as câmeras e transmissão em tempo real para uma central é possível identificar quando isso acontece e acionar as autoridades competentes.

Mas ok, você pode me dizer: mas e como o monitoramento de diversos veículos podem ser feitos em tempo real e ver as câmeras de todos? Eu te respondo: com a videotelemetria, não é necessário.

Nesse tipo de situação, há sensores que estão presentes nas portas da cabine e do baú. Quando elas são abertas em situações que não deveriam, uma notificação é enviada para a central de monitoramento. Aí, sim, a pessoa responsável vai acompanhar o que está acontecendo e intervir quanto antes.

Tanto a telemetria veicular quanto a videotelemetria são tecnologias que vão tornar seu setor logístico um sucesso. Eu espero que estas dicas ajudem a dar aquela turbinada e levar seu monitoramento dos veículos para a nova era da modernização da gestão de frotas. E aproveite para conhecer o serviço de telemetria da Mercedes-Benz, o MB Uptime.

Para mais dicas como estas, continue acompanhando o blog da Mercedes-Benz Caminhões e domine o mercado de transporte de cargas!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *