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Sinistro de carga: o que é, como funciona e o que fazer?

Logística

Para quem faz a gestão de frota, é fundamental saber o que é sinistro de carga. E isso é igualmente verdade para quem está na estrada e fica suscetível a esse tipo de situação. Uma vez que todos estão alinhados sobre os procedimentos para cada situação de sinistro de carga, será bem mais fácil saber o que fazer nesses momentos.

Mas, e aí, amigo caminhoneiro, qual é o seu nível de conhecimento sobre o sinistro de carga? Se ao olhar para a sua tela a resposta é pouco ou quase nada, não se preocupe. Todos os dias surgem inúmeras demandas e fica difícil se aprofundar em determinados assuntos, por mais que eles sejam importantes.

Pensando nisso, criei este material descomplicado e com informações valiosas que você precisa saber sobre sinistro de cargas para auxiliar na ocorrência de cada situação. Boa leitura!

O que é sinistro de carga?

Primeiramente, vou explicar para você o que é um sinistro de carga. Sendo assim, há ocorrência de um sinistro de carga quando um objeto segurado sofre uma avaria, durante o carregamento ou transporte, conforme a apólice de seguro contratada.

Vale lembrar que o Seguro de Responsabilidade Civil de Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C) é obrigatório em todo o país. Algumas das situações asseguradas são:

  • colisões;
  • incêndios;
  • tombamentos, entre outras.

Além disso, há o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Desaparecimento de Cargas (RCF-DC) que cobre o furto e o roubo de cargas transportadas. Infelizmente, como você sabe, isso é algo constante nas rodovias de todo o território nacional.

Em síntese, acontece uma ocorrência de sinistro quando uma carga transportada sofre uma avaria por um acidente ou é furtada e não chega ao seu local de destino.

Quais os tipos de sinistro de carga?

Agora que ficou mais claro o que é sinistro de cargas, vou explicar sobre os tipos de sinistro — visto que eles podem variar conforme a cobertura do seguro contratado.

Sinistro de carga por acidente

O Brasil é um país com uma extensa malha rodoviária. Diariamente, a indústria, o agronegócio e empresas de ramos variados utilizam o transporte terrestre para levar o que produzem até os seus mercados consumidores.

Diante desse cenário, considere as condições climáticas, das rodovias e o fluxo de trânsito, por exemplo, como fatores que levam a acidentes de trânsito. Sendo assim, o sinistro por acidente é aquela ocorrência em que há danos à carga ou às pessoas. Em outras palavras, em caso de acidente, a seguradora presta assistência e cobertura dos eventuais danos.

Sinistro de carga por furto ou roubo

O furto e roubo de cargas é uma prática criminosa, diariamente noticiada, seja nas rodovias, nos portos ou aeroportos. Dessa forma, essa ocorrência de sinistro acontece quando a carga transportada desaparece por meio de ameaças ou de violência.

Com isso, as transportadoras optam pela contratação de seguros mais completos que cubram esse tipo de imprevisto a fim de minimizar os prejuízos decorrentes do furto ou roubo.

O que fazer na ocorrência de um sinistro de carga?

Saber como agir em uma situação de sinistro de carga é importante para que a condução de toda ocorrência seja sem maiores transtornos. Portanto, além de quem faz a gestão da frota, as pessoas que estão na estrada transportando a carga precisam ter conhecimento sobre o que a apólice de seguro cobre.

Com isso, a primeira medida a ser tomada é entrar em contato com a seguradora para informar o ocorrido. Depois, é importante que se faça um Boletim de Ocorrência na polícia, com provas que confirmem o sinistro. Além disso, não se esqueça de verificar a documentação necessária para a análise da seguradora.

Qual o procedimento de vistoria em um sinistro de carga?

O processo da vistoria em um sinistro de carga é uma etapa obrigatória em todas as categorias de sinistro. Sendo assim, é ela que determina o que será indenizado parcial ou totalmente. Ela é feita no local de destino ou em outro local, em concordância entre seguradora e segurado, com a mercadoria descarregada.

Após apurar e avaliar o prejuízo, a perícia aponta o tamanho do sinistro para a transportadora. Ela, por sua vez, indica os representantes para guardar o restante da carga e acompanhar todos os processos do sinistro.

Quais as etapas do sinistro de carga na seguradora?

É importante saber como são as etapas de processamento do sinistro na seguradora:

  • apuração de danos — basicamente, nessa etapa é feito o levantamento de informações, como causa, extensão dos danos e documentação, por exemplo;
  • regulação após a apuração dos danos e das circunstâncias em que ocorreram o sinistro de carga, é comparada a cobertura com a extensão dos danos;
  • liquidação — nesta última etapa do sinistro o dano é indenizado seguindo as regras da apólice de seguro contratada.

Quando o seguro de carga não cobre?

Independentemente de se o sinistro for por acidente ou furto, existem algumas situações que não têm cobertura. Veja:

  • em caso de má-fé ou alguma ação de natureza ilegal;
  • se houver alguma informação falsa ou omissão;
  • recusa por parte do segurado em relação ao sinistro de carga;
  • negligência na conservação da carga que tenha sofrido os danos;
  • aumento intencional do prejuízo.

Todos esses cenários podem ser evitados no momento da ocorrência do sinistro de carga. É fundamental apresentar as informações verdadeiras e provas que comprovem o sinistro de maneira transparente e ágil. Assim, você terá seus benefícios do seguro o mais rápido possível

Qual o prazo para a indenização do sinistro de carga?

Após as etapas de validação do sinistro, as seguradoras têm trinta dias para indenizar o segurado. Se houver atrasos, há juros que a seguradora deve pagar ao segurado.

Contudo, em casos nos quais é necessário outros documentos para avaliação da ocorrência, a seguradora terá mais 30 dias para resolver o caso.

Como evitar o sinistro de carga?

A resposta para essa questão é muito simples: investir em programas de prevenção de sinistro de cargas. O fato é que é de responsabilidade da seguradora treinar e preparar as pessoas que prestam serviços sobre direção preventiva e orientações sobre segurança nas estradas.

Além disso, outra iniciativa que ajuda na prevenção de sinistros é o uso da tecnologia para o monitoramento e comunicação durante todo o percurso da viagem.

Por fim, o sinistro de carga é uma situação que todas as pessoas que trabalham com logística, gestão e condução do caminhão estão suscetíveis. O importante sempre é manter a calma e procurar trabalhar em acordo com a seguradora e autoridades locais, beleza?

Tenho muitos outros conteúdos como este no blog da Mercedes-Benz, amigo caminhoneiro. Acesse e tenha certeza que estará bem-informado para lidar com os percalços da vida na estrada.


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        Pesquisas de MercadoNome, telefone, e-mail e informações sobre a frotaLegítimo interesse | Consentimento  Caminhões
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        Faturamento direto ao consumidor final - pessoa físicaNome completo, endereço, e-mail, produto.Execução de Contrato | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória  Caminhões e Ônibus
        Convite para participação em eventosNome completo, e-mail, telefone, CPF e endereço completo.Legítimo interesse | Consentimento  Caminhões e Ônibus

        1.3. Dados Sensíveis  

        Dado sensível é qualquer dado pessoal sobre a origem racial, étnica, religião, vida sexual, opinião política, biometria e dados de saúde, entre outros. A MBBras se esforça para minimizar a solicitação e tratamento de tais dados, mas caso isso ocorra serão aplicadas todas as medidas necessárias para o adequado tratamento dos dados sensíveis, conforme requerido pela legislação vigente.

        2. Com quem compartilhamos os seus Dados?

        Poderemos operar em conjunto com outras empresas em diversas atividades, inclusive para hospedagem de dados, analytics e assessoria para campanhas publicitárias. Desta forma, nos reservamos o direito de compartilhar suas informações com os terceiros abaixo indicados. Adotaremos as medidas técnicas necessárias na transferência destes Dados, inclusive exigindo que o terceiro observe e respeite também todas as normas vigentes, preservando todos ao máximo a sua privacidade e a integridade de seus Dados Pessoais.

        Compartilhamento com nossos Concessionários: geralmente, nossos Produtos e Serviços são comercializados por meio de nossa rede de Concessionários e Oficinas Autorizadas, listados em nossa página principal.

        Desse modo, para atendê-lo e oferecer nossos Produtos e Serviços, muitos dos Dados que coletamos são compartilhados com os Concessionários localizados em todo o Brasil.

        Por exemplo, usamos o seu CEP, estado, cidade e modelo de veículo desejado, para identificar qual o Concessionário mais próximo e adequado para atender suas necessidades; usamos também seu nome, telefone celular, e-mail e CPF para poder identificá-lo e tratá-lo da maneira mais personalizada e segura possível.

        Compartilhamento com nossos Parceiros: Temos uma série de fornecedores e parceiros que precisamos contratar para operar os Produtos e oferecer nossos Serviços, e alguns deles podem tratar em nosso nome os Dados Pessoais que coletamos.

        Por exemplo, usamos serviços de hospedagem de dados para armazenamento dos Dados, empresas de tecnologia da informação para auxiliar no desenvolvimento de nossos serviços.

        Marketing e envio de comunicações: Utilizamos empresas de marketing, bem como sistemas de análises de dados, ferramentas de mailing e APIs de envio de notificações, a fim de enviar comunicações, direcionar conteúdo e anúncios de acordo com seus interesses. Para tanto, alguns Dados podem ser compartilhados entre a MBBras e outras empresas, principalmente identificadores únicos, endereços IP, cookies, dados comportamentais e dados sobre o uso e navegação nas Plataformas (analytics), que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online.

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        Estes Dados têm por fim compreender melhor como é o acesso dos indivíduos aos Produtos, a fim de melhorar a prestação de serviços e customizar os Produtos conforme seus interesses.

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        Para resguardar e proteger direitos da MBBras: Reservamo-nos o direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer Dados que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; fazer cumprir esta Política de Privacidade e outros acordos; ou proteger os direitos, propriedade ou segurança da MBBras, nossos funcionários, usuários ou outros.

        3. Transferência internacional de Dados

        Podemos transferir Dados para outros países para fins de armazenamento em servidores de terceiros localizados no exterior, como os Estados Unidos e União Europeia.

        Informamos que seus Dados poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes destes países. Ao interagir conosco, Você está ciente dessa transferência internacional de Dados.

        4. Quais são seus direitos como titular dos Dados Pessoais?

        Você sempre poderá optar por não divulgar seus Dados Pessoais para a MBBras, mas tenha em mente que esses Dados podem ser necessários para usufruir de alguns dos recursos disponibilizados em nossas Plataformas.

        Independentemente disso, Você sempre possuirá direitos relativos à privacidade e à proteção dos seus Dados Pessoais, e além de nos preocuparmos com a segurança desses Dados, também nos preocupamos que Você tenha acesso e conhecimento de todos os seus direitos relativos ao tratamento de seus Dados Pessoais.

        Nesse sentido, expomos abaixo uma breve explicação e exemplos sobre alguns desses direitos:

        DireitoConceito
        Direito de confirmar a existência de tratamento dos seus Dados e de acessá-losPermissão para que Você possa verificar se tratamos Dados Pessoais seus e requisitar uma cópia dos Dados Pessoais que nós temos sobre Você.  
        Direito de retificação  Este direito permite que Você, a qualquer momento, solicite a correção dos seus Dados Pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos, inexatos ou desatualizados.  
        Direito de exclusão  Este direito permite que Você solicite a exclusão dos seus Dados Pessoais da nossa base de dados. Todos os Dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando Você assim requisitar, exceto se existirem motivos que autorizem a MBBras a mantê-los (por exemplo, prazo prescricional).  
        Direito de oposição  Você também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de Tratamento. Em alguns casos, a MBBras pode demonstrar que tem motivos legítimos seus ou de parceiros para tratar os Dados Pessoais, os quais podem se sobrepor à oposição ao tratamento, caso, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a prestação dos serviços, para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, ou mesmo para o resguardo de direitos da MBBras ou de terceiros.
        Direito de solicitar anonimização, bloqueio ou eliminaçãoEste direito permite que Você nos peça para (a) anonimizar seus Dados, de forma que eles não possam mais ser relacionados a Você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a possibilidade de Tratarmos seus Dados; (c) eliminar seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo nos casos previstos em lei. 
        Direito à portabilidade  Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que a MBBras forneça a Você, ou a terceiros que Você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável. Da mesma forma, Você pode pedir que outras empresas enviem para a MBBras seus Dados Pessoais para facilitar a contratação dos nossos Serviços, por exemplo.  
        Direito de retirar o seu consentimento  Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de tratamento que se baseiam no consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente. Se Você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados Produtos e Serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.  


        Talvez seja necessário solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acessar seus Dados Pessoais ou de exercer seus outros direitos.

        Esta é uma medida de segurança para garantir que os Dados Pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los.

        Todas as solicitações legítimas que recebermos serão respondidas dentro dos prazos legais definidos.

        Ocasionalmente, conforme previsto na legislação, pode ser necessário estender os prazos se sua solicitação for particularmente complexa ou se Você tiver feito várias solicitações.

        Neste caso, iremos notificá-lo e mantê-lo atualizado sobre o andamento da sua solicitação. Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta.

        5. Por quanto tempo seus Dados Pessoais serão armazenados?

        Nós manteremos seus Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

        Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade de tais Dados, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus Dados Pessoais, a finalidade do processamento e se podemos alcançar tais propósitos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

        6. Como protegemos seus Dados?

        Tomamos providências técnicas, administrativas e organizacionais para proteger seus Dados Pessoais contra perda, uso não autorizado ou outros abusos. Os Dados são armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

        Com a finalidade de garantir a segurança de seus Dados Pessoais, adotamos as melhores práticas de segurança da informação disponíveis, incluindo:

        • o desenvolvimento de um sistema confiável e eficaz de identificação eletrônica e autenticação dos titulares dos Dados, para evitar acessos não autorizados, bem como registradores constantemente atualizados para verificar a precisão da autorização de pessoas que tenham ou solicitem acesso à base de dados e sistemas da MBBras;
        • o registro e a documentação de todas as etapas de processamento dos Dados dentro dos sistemas, especialmente pedidos de acesso a documentos, combinados com verificações internas regulares para garantir que todos os acessos tenham a correta autorização;
        • a definição de uma clara distinção de funções e competências relativas às categorias de pessoas responsáveis ou envolvidas nos sistemas;
        • o inventário dos registros de acesso dos colaboradores à base de dados da MBBras, contendo o momento, a duração, a identidade do funcionário ou do responsável pelo acesso designado e o arquivo acessado;
        • a auditoria regular interna e externa de proteção de Dados Pessoais; e
        • a adoção de procedimentos preventivos contra incidentes de segurança da informação.

        Adicionalmente, a sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus Dados, e caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus Dados ou caso você tenha alguma dúvida quanto à segurança da informação, por favor, entre em contato conosco.

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