Showroom Virtual

Ver ofertas
remanufaturada (1)

Remanufaturada e recondicionada: conheça as diferenças!

Caminhoneiro

As peças remanufaturadas, assim como as recondicionadas, são opções que muitos motoristas optam na hora de fazer a manutenção em seus caminhões.

Quem trabalha diariamente com o veículo sabe que a qualidade dos componentes determina a segurança nas estradas. Além disso, a escolha de um bom item garante o rendimento e evita dores de cabeça futuras.

Afinal, você sabe a diferença entre as peças remanufaturadas e recondicionadas? Se ao olhar para a tela, você percebeu que entende pouco ou quase nada, não se preocupe. Esta é uma dúvida que muitas pessoas — iniciantes ou com muitos quilômetros rodados — têm.

Pensando nisso, preparei este material descomplicado com ótimas informações para você saber mais sobre essas duas modalidades de peças. Ótima leitura!

O que são peças remanufaturadas?

Embora em ambos os casos sejam peças usadas, existem algumas diferenças que você vai perceber. Sendo assim, as peças remanufaturadas são aquelas feitas pelo próprio fabricante. Dessa forma, é feita uma análise cuidadosa sobre as condições do componente para ser diagnosticado o que pode ou não ser reaproveitado.

Nesse processo, são realizados uma infinidade de testes de qualidade, nos quais é verificado o alinhamento, incidência de trincas, entre outros detalhes para garantir que não haverá nenhum dano ao caminhão. Tudo isso conforme as exigências impostas em lei vigentes.

Portanto, ao passar pelo processo de remanufatura, as partes quebradas ou danificadas são substituídas, ficando somente o que está em boas condições de uso e que podem ser aproveitadas. Sendo assim, a qualidade do componente é garantida. Por isso, ao optar por uma componente remanufaturado, adquira diretamente do fabricante.

O que são peças recondicionadas?

Quando se trata das peças recondicionadas, ou reformadas, são aquelas que em algum momento já passaram por reparos ou ajustes. Em outras palavras, esses itens já tiveram algum item substituído ou passaram por processos de soldagem, por exemplo, para voltarem a funcionar por um tempo determinado.

Diferentemente do que acontece com as peças remanufaturadas, no recondicionamento a reforma é pontual, feita somente na parte com defeito. Com isso, o componente não é totalmente reformado. Além disso, na maioria das vezes, não são feitos testes que garantam a sua qualidade para o consumidor.

Vale lembrar que, mesmo elas passando por uma reforma detalhada para poderem ser utilizadas, a vida útil costuma ser menor ao comparar com peças novas ou remanufaturadas.

Quais as vantagens e desvantagens de ambas as peças?

Agora que ficou claro o que são peças remanufaturadas e recondicionadas, que tal conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma? Explico logo abaixo!

Vantagens e desvantagens das peças remanufaturadas

No momento da manutenção do caminhão, sem sombra de dúvidas, o custo menor é a principal vantagem — isso quando comparamos com componentes novos. Além disso, as peças remanufaturadas minimizam os impactos ambientais porque elas reduzem o descarte e o uso de recursos naturais.

Outra vantagem que merece destaque é a sua acessibilidade no mercado, visto que elas são feitas diretamente pelo fabricante. Isso leva os motoristas que transportam cargas pesadas, por exemplo, a optarem por elas na hora da manutenção do veículo.

Por outro lado, as peças remanufaturadas têm suas desvantagens. A principal delas diz respeito à vida útil do componente, uma vez que a durabilidade depende das condições dos itens reaproveitados no processo de remanufatura. Da mesma forma, a disponibilidade dos itens depende da compatibilidade com o caminhão e da demanda.

Vantagens e desvantagens das peças recondicionadas

Agora, ao comparar as peças remanufaturadas com as recondicionadas, o custo é ainda menor, chamando a atenção de muitas pessoas e pode ser considerado sua principal vantagem. Mas, cuidado, muitas vezes o barato pode sair caro.

Sendo assim, o uso de peças recondicionadas é recomendado em situações emergenciais ou em casos onde seja difícil encontrar um componente novo ou remanufaturado.

A maior desvantagem das peças recondicionadas é o fato de não haver um controle de qualidade mais rígido sobre os componentes, o que pode ser prejudicial para o desempenho do caminhão, assim como para a segurança do motorista.

Dá para confiar em uma peça remanufaturada?

Até agora, você aprendeu que optar por itens recondicionados não é a melhor decisão. Mas e quanto às peças remanufaturadas, elas são uma decisão segura? O fato é que as pessoas que estão na estrada todos os dias têm inúmeros gastos e, por esse motivo, sempre estão em busca de meios para economizar.

Entretanto, para que a economia não traga transtornos no futuro, ela precisa ser feita de maneira inteligente. Afinal, do que adianta economizar utilizando uma peça recondicionada que pode trazer riscos e necessidades de manutenção corretiva a curto prazo? Pense nisso.

A partir daí, posso afirmar que optar por peças remanufaturadas é uma alternativa segura e viável. Uma vez que sua origem é identificável e produzida pelo próprio fabricante. Além dos rigorosos controles de qualidade, elas têm boa performance e não deixam a desejar ao comparar com peças novas.

É bom ressaltar que apenas o fabricante tem o conhecimento necessário para fazer a reconstituição da peça, seguindo os padrões e moldes tecnológicos para garantir sua procedência, originalidade e suporte técnico.

Entre os componentes remanufaturados mais procurados por quem desbrava as estradas pilotando um caminhão, estão:

  • câmbio;
  • bandeja de suspensão;
  • amortecedores;
  • unidade injetora;
  • pinça de freio;
  • bomba de óleo;
  • Motor de partida.

Portanto, as peças remanufaturadas são uma opção eficaz que traz economia, tem procedência e contribui para a preservação do meio ambiente. Uma vez que são mais duráveis e geram menos lixo automotivo.

Um forte conceito que a Mercedes-Benz do Brasil pratica desde 2004 é o da economia circular com a linha de peças remanufaturadas Renov. São mais de 250 componentes para caminhões, ônibus e comerciais leves, o maior portfólio do mercado.

Ficaram claras as diferenças entre as peças remanufaturadas e as recondicionadas? Já sabe: quando chegar o momento de planejar a manutenção e a troca de peças, conte com a confiabilidade, segurança e alto nível de qualidade da Mercedes-Benz.

Gostou da leitura? Aproveite e acesse o blog da Mercedes-Benz para conferir outros artigos como este e enriqueça ainda mais a sua jornada profissional!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *