Os motoristas precisam estar atentos às condições das peças do seu caminhão. Entre elas, o para-choque é um exemplo de acessório que aumenta a segurança da cabine e do motor em casos de colisões, e que precisa passar por inspeções periódicas.
Neste artigo que preparei sobre para-choques, você conhecerá características e detalhes sobre a peça. Descubra quais são suas funções, tipos, dicas de manutenção, reparo e até personalização.
Continue com a leitura deste artigo e saiba tudo sobre esse item fundamental.
Funções do para-choque
O para-choque é uma peça instalada na parte frontal e traseira do caminhão cuja principal função é conter e absorver os impactos gerados por colisões. Ele protege o veículo e o condutor em caso de acidentes e outros tipos de imprevisto.
Atualmente, é possível encontrar peças em diferentes materiais. Mas no caso dos caminhões mais antigos, geralmente são para-choques de aço. Nos modelos mais novos, elas são produzidas com compostos plásticos altamente leves e resistentes.
A indústria automotiva utiliza, em grande parte, matéria-prima à base de polipropileno, facilitando o processo de reciclagem da peça e contribuindo para ações de sustentabilidade e proteção ambiental.
Tipos de para-choque
Como você já sabe, o para-choque pode ser dianteiro ou traseiro. Mas será que você sabe dizer quais são as diferenças entre eles? Explico detalhadamente logo abaixo. Acompanhe!
Para-choques dianteiros
Ele é instalado na parte frontal do caminhão, protegendo o motor e a estrutura da cabine em caso de colisão. O design dessas peças varia bastante conforme a faixa de preço e o tipo de veículo.
Existem alguns modelos que têm até airbags para pedestres. Caso o motorista não consiga impedir o acidente, esse recurso diminui os danos causados à vítima.
Para-choques traseiros
A função do para-choque traseiro também é proteger. A diferença é o local que ele guarda. Em colisões de baixa velocidade, ele ajuda a absorver o impacto, minimizando danos à carroceria e à carga. Por isso, é especialmente importante em pequenos choques, como aqueles decorrentes de manobras corriqueiras, como estacionamentos.
Enquanto isso, o para-choque traseiro também ajuda a evitar que um veículo menor passe por baixo do caminhão, o que poderia resultar em ferimentos graves ou fatais aos ocupantes do veículo de passeio.
Preciso destacar que as regulamentações de segurança são diferentes quando o assunto é o tipo de para-choque, havendo requisitos específicos para altura, largura e capacidade de resistência. Falarei disso mais adiante.
Manutenção e inspeção
Todo caminhoneiro sabe que as manutenções preventivas ajudam a minimizar a necessidade de manutenções corretivas. Essa regra também se aplica aos cuidados com o para-choque. Mas você sabe como inspecionar e manter a peça em dia?
Comece criando uma rotina de limpeza e lubrificação periódicas, isso ajudará a manter o brilho, a aparência e a durabilidade da peça. Tenha em mente que a chuva e a maresia podem provocar a corrosão do para-choque, por isso, o ideal é fazer higienizações completas.
De tempos em tempos, faça uma inspeção visual do para-choque, buscando eventuais rachaduras ou danos que podem acontecer durante o uso. Somado a isso, vale a pena ficar atento às dicas a seguir:
- higienize o para-choque com água e sabão neutro, removendo sujidades, insetos e demais resíduos;
- pequenos amassados e arranhões podem ser reparados por um profissional. Muitas vezes, a aplicação de massa e pintura são suficientes;
- ao realizar a inspeção, veja se o para-choque está firmemente fixado à estrutura do veículo, caso identifique parafusos ou presilhas soltas, reforce;
- na hora de limpar, não utilize solventes fortes ou produtos de limpeza abrasivos, pois eles podem danificar o material do para-choque.
Reparo e substituição
Participou de uma colisão na qual o para-choque foi atingido? Para saber quais medidas devem ser tomadas, você deve avaliar a extensão dos danos. Em alguns casos, pode ser possível reparar a peça. Em outros, a substituição é a melhor alternativa.
Mas como diferenciar a necessidade de reparos ou troca? Bem, primeiro, recomendo que você verifique se os danos causados afetaram a estrutura. Se a resposta for sim, a troca inteira do item será necessária. Por outro lado, pequenos danos estéticos, que não impactam as funções da peça, podem ser resolvidos com um reparo, mas é preciso cautela nesse caso.
Analise o para-choque com atenção, preferencialmente com o suporte de um profissional. Uma dica interessante é buscar informações junto ao fabricante por meio de manuais ou autorizadas. A equipe poderá orientá-lo em relação à estrutura, tipos de danos mais graves e quais são os tipos de manutenção que mais se encaixam à sua situação.
Em muitos casos, dependendo do local onde você adquiriu o caminhão, é possível ter acesso a peças novas por meio da própria garantia ou com preços mais acessíveis. Por isso, vale sempre a pena pesquisar e buscar o suporte de quem é referência.
Regulamentação e normas de segurança
O caminhoneiro precisa conhecer as principais normas de segurança e regulamentação que falam sobre as suas atividades, e isso inclui as regras sobre o para-choque. Em especial, duas resoluções do CONTRAN: 674 e 593.
A Resolução n.º 674/2016 do CONTRAN estabelece as especificações técnicas para fabricação e instalação de para-choques traseiros. A norma determina, em seu artigo 6º, que alguns veículos não precisam ter para-choques. Isso é válido para os que têm uma distância entre pneu traseiro e extremidade traseira da estrutura igual ou menor a 400 mm.
Porém, nesse caso, é necessário contar com uma faixa refletiva horizontal que ajude na identificação do veículo em condições adversas. Aí a faixa precisa ter 100 mm de altura, 1600 mm de largura, ser centralizada no eixo longitudinal e a borda inferior deve ficar a, pelo menos, 550 mm do solo.
Não importa se o veículo é nacional ou importado: ele deve respeitar essas orientações para evitar multas e problemas com a fiscalização.
Resolução n.º 593/2016 do CONTRAN
O CONTRAN tem uma norma importante chamada Resolução 593, que exige a atenção dos caminhoneiros. Ela trata de um tema de grande interesse para muitos profissionais: a personalização do para-choque traseiro. Esse é um assunto que falarei melhor em outro momento, mas, primeiro, vamos conhecer melhor as regras, beleza?
A resolução estabelece, no Anexo 1, as diretrizes para a personalização do para-choque traseiro de veículos das categorias N2, N3, O3 e O4. A norma permite a aplicação de pintura horizontal apenas quando a seção da peça exceder 150 mm de altura, e a cor deve ser cinza.
Os caminhoneiros precisam observar essa norma porque a adaptação do para-choque é obrigatória também para os veículos que já estão em circulação. A maioria dos caminhões já deve estar em conformidade, e o prazo para a regularização dos que têm placa com final “9” e “0” termina no final de 2024, conforme o cronograma indicado no parágrafo 3º do artigo 2º.
Veja os prazos:
Estilo e personalização
Eu não posso encerrar este artigo sem falar sobre as famosas frases de caminhão que trazem personalidade e estilo para o para-choque em veículos que circulam em todo o país.
A personalização é uma ferramenta bacana para os caminhoneiros que gostam de investir na estética do seu veículo. O uso de acabamentos cromados, luzes auxiliares e designs personalizados são ideias que podem ser incorporadas.
Além disso, as frases de caminhão podem expressar um tom divertido ou até reflexivo, contando histórias e inspirando as outras pessoas que estão na estrada. Trouxe uma lista para que você escolha a que mais combina com o seu estilo:
- “Buzina pra mim que eu estou sem retrovisor.” — uma frase de caminhão bem-humorada, que alerta sobre a ausência do retrovisor e pede a colaboração dos outros motoristas;
- “Na estrada da vida, não buzine, dê passagem.” — mensagem que incentiva a paciência e a gentileza na estrada;
- “Devagar a gente se atrasa, correndo a gente se quebra.” — mais uma frase divertida que faz refletir sobre a importância da cautela na estrada;
- “Amor é como frete, se não for pago, não é entregue.” — uma mensagem que reflete muito bem a rotina de trabalho do caminhoneiro;
- “Deus no volante, fé no motor.” — uma reflexão sobre a confiança em Deus como um protetor dos profissionais que estão na estrada;
- “A fé move montanhas e o caminhão move o Brasil.” — essa é uma bela frase de caminhão que reflete a relevância do trabalho dos caminhoneiros em nosso país.
Essas são apenas algumas frases que encontramos em caminhões que circulam pelas estradas de todo o país. A prática é bastante comum e pode ser feita sem problemas. No entanto, sempre esteja atento às regras de padronização do CONTRAN para evitar problemas com a fiscalização e riscos de segurança.
Como você pode ver, o para-choque do caminhão é uma peça que faz toda a diferença na segurança do caminhão, dos seus ocupantes e dos demais usuários das rodovias. Além disso, ele precisa estar de acordo com as normas de trânsito. Dessa forma, você garante a proteção da carga, reduz a gravidade de eventuais acidentes e permite que você dirija mais tranquilo.
Por fim, na hora de personalizar, lembre-se de que a prioridade é a segurança e funcionalidade do acessório. Um para-choque em dia, limpo e com as manutenções em ordem protege o caminhão, reflete o profissionalismo e a responsabilidade do caminhoneiro.
Agora que você já conhece mais sobre o para-choque, o que acha de aprender como escolher uma cabine de caminhão? Leia o texto “Cabine de caminhão: quais aspectos considerar na hora de escolher a sua?” aqui no blog da Estrela e mantenha-se informado!