Showroom Virtual

Ver ofertas
nó de caminhoneiro

Nó de caminhoneiro: descubra como fazer corretamente!

Caminhoneiro

O nó de caminhoneiro é uma mão na roda na rotina dos motoristas constantemente nas estradas. Ele pode ser utilizado em diversas situações, como servir de ponto de ancoragem, amarrar cargas, entre outras necessidades.

Ele é eficiente e, com certeza, você precisará dele em algum momento da sua rotina nessa área. Então, recomendo que treine e o domine quanto antes para não ser pego de surpresa!

Descubra a seguir o que é o nó de caminhoneiro e veja como fazê-lo adequadamente no seu dia a dia na estrada.

O que é nó de caminhoneiro?

O nó de caminhoneiro, também chamado de nó paulista ou carioca, é utilizado em situações nas quais é preciso manter uma boa pressão sobre cargas ou itens para que eles não escapem ao longo da viagem, mesmo em alta velocidade.

Quais as vantagens de fazer nó de caminhoneiro?

Esse tipo de nó faz parte da rotina desses profissionais justamente por ser mais eficaz na hora de manejar cargas. Até mesmo, em outros contextos, saber fazer um bom nó de caminhoneiro pode ser bem interessante.

Separei algumas vantagens que demonstram que esse conhecimento pode ajudá-lo, amigo caminhoneiro. Confira!

Segurança das cargas

Ele é utilizado pelos caminhoneiros principalmente porque é uma forma de manter os itens seguros ao longo das viagens. O transporte de cargas exige que os itens transportados sejam levados em segurança, sem muita movimentação, o que poderia causar avarias nas peças.

Então, esse tipo de nó ajuda a exercer pressão sobre as cargas, mantendo-as na posição. Com isso, até mesmo cargas frágeis podem ficar seguras e sem deslocamento no baú durante o trajeto.

Reboque de veículos

Outro uso recorrente do nó de caminhoneiro é no processo de reboque de veículos. Pela sua segurança e eficiência, pode ajudar a acoplar um veículo a outro, facilitando o deslocamento e evitando que eles se separem.

Facilidade em desatar

Ao mesmo tempo em que é um modelo seguro, o nó de caminhoneiro também é fácil de ser desatado quando necessário. Com isso, você não perde tempo desfazendo a amarração e consegue liberar a carga mais rapidamente.

Como fazer nó de caminhoneiro de maneira correta?

Para ajudá-lo a fazer um nó de caminhoneiro simples que realmente ajude nos momentos de necessidade, preparei uma explicação simples, com um passo a passo. Veja a seguir:

  • amarre a corda em um local resistente, como em um gancho que esteja presente já na carroceria do seu veículo ou em uma barra fixa, dependendo do seu objetivo;
  • faça um laço com a corda, passando a corda por ela mesma, usando o indicador e o polegar para fazer pressão nas partes que estão se cruzando;
  • com a mão que está livre, deslize um pouco de corda para outro lado do laço. Isso deve ser feito para criar um segundo laço, saindo do primeiro;
  • puxe a corda a partir do segundo laço e siga até o ponto de fixação que você usou. Isso fará com que a corda aperte entre o primeiro laço e o segundo, formando um nó seguro;
  • a segunda ponta livre deve ser amarrada, novamente, em outro ponto fixo, que deve ser diferente do primeiro (por exemplo, outro gancho). Nesse momento, é preciso deixar a corda bem esticada;
  • a ponta solta deve ser passada dentro do laço formado;
  • finalize o nó, passando a ponta livre em volta dos dois nós fixos, permitindo que ela forme um laço;
  • puxe com firmeza e leve a corda até o primeiro nó que você fez. Isso gera a primeira trava;
  • faça o mesmo movimento depois da primeira trava, conduzindo a ponta livre novamente pelo laço e fazendo com que ela surja na parte inferior das duas travas.

Como você viu, saber como dar nó de caminhoneiro permite proporcionar mais segurança no transporte de cargas. Espero que essa dica tenha ajudado-o em sua rotina e possa aplicá-lo em diferentes contextos.

Para mais dicas que ajudarão suas rotinas nas estradas, acompanhe esse e outros conteúdos no Blog da Mercedes-Benz!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *