Para quem ganha a vida nas estradas, é muito importante entender bem o funcionamento da sua ferramenta de trabalho, e isso inclui saber o máximo possível a respeito do motor de caminhão. Ir além de adquirir os melhores modelos e conhecer os tipos de veículos, suas capacidades de carga e quais se adequam mais ao trajeto que será percorrido no dia a dia é uma estratégia inteligente do caminhoneiro.
Então, escolher o veículo com motor correto significa economizar, tanto do ponto de vista de desempenho quanto por evitar as penalizações que o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores estabelece para quem não segue suas normas.
Sendo assim, que tal saber mais sobre motor de caminhão e os modelos aprovados no pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente — CONAMA? Trouxe uma série de dicas e explicações que ajudarão você a fazer a melhor escolha. Vamos lá?
Como funciona o motor de caminhão?
Diferentemente de outros veículos, como carros e motos, que funcionam com motores flex, os caminhões utilizam motores a diesel por oferecerem mais economia com a baixa rotação, além de uma maior eficiência.
Para isso, o motor de caminhão utiliza um ciclo de combustão chamado ciclo diesel. Nesse ciclo, o ar é comprimido dentro do cilindro até atingir uma temperatura alta o suficiente para inflamar o diesel injetado. A explosão resultante gera a força que move os pistões.
Cabe dizer também que o motor a diesel pode ser adaptado para funcionar com outros combustíveis, como gás natural e biocombustíveis. No entanto, adaptações significativas são necessárias para garantir um funcionamento eficiente e seguro.
Quais são os tipos de motor de caminhão?
Para um caminhão poder rodar pelas rodovias sem problemas, é importante que a motorização esteja de acordo com as normas do Proconve P7, que foi criado pelo CONAMA. Isso porque, além de melhorar o funcionamento do veículo, sua emissão de gases tóxicos ao meio ambiente será reduzida.
No mercado, há duas principais variedades de motores que estão adequados às normativas do Proconve P7, sendo eles o EGR e SCR. Veja a seguir a forma de funcionamento de cada um deles e as suas diferenças.
Motores ECG
Os motores EGC funcionam com a reutilização parcial dos gases de escape, redirecionando-os para serem empregados com o ar de admissão. Esses gases de descarga colaboram com a redução da temperatura da combustão e diminui a emissão de NOx.
Motores SCR
Já os motores SCR ampliam a eficiência da combustão, empregando um catalisador e a solução de Arla 32 que, ao reagir quimicamente, reduzem a liberação de NOx no ambiente. Neste tipo de motor é fundamental ficar de olho nos níveis de ARLA 32 em seu tanque, pois caso ele acabe, o veículo perderá a potência.
Como escolher motor de caminhão?
O caminhão deve atender a todas as necessidades que o profissional terá enquanto trabalha. Isso inclui desde o desempenho para o tipo de carga pretendida até mesmo o espaço interno para o conforto e saúde do condutor.
Porém, um dos pontos principais é a motorização do caminhão. Separei uma lista com os fatores mais importantes que você deve considerar relacionados ao coração do seu caminhão. Veja abaixo!
Eixo
Quanto maior for o eixo do seu caminhão, mais potente seu motor deve ser. Isso porque o eixo é responsável por distribuir o peso entre as rodas, além de afetar o desempenho pela distribuição da potência.
A peça também interfere na facilidade de controlar o veículo, deixando ele mais macio ou pesado conforme a escolha do motorista e ajustes específicos.
Capacidade da carga
É importante considerar a capacidade de carga que o caminhão aguenta levar, pois o excesso de peso pode prejudicar o veículo de forma geral, impactando no sistema de frenagem, no motor etc.
Cargas altas com motores abaixo do desempenho necessário gerarão lentidão nas entregas, consumo de combustível acima do ideal e mais idas às oficinas mecânicas.
Tipo de combustível
É necessário avaliar o tipo de combustível, se o motor é a diesel, elétrico, biodiesel, gás natural veicular e até hidrogênio. Cada um deles impacta diferentes nos gastos com o veículo, na potência e também no seu bolso.
Enquanto a opção a diesel é a mais comum e barata, o hidrogênio, que ainda está em fase de testes, é mais caro, mas polui muito menos. Tenha em mente esses fatores na hora da escolha.
Infraestrutura de abastecimento
Estar sempre na estrada significa depender com frequência de postos capazes de atender às suas necessidades. Se você escolher um veículo que utilize um combustível menos comum, como o elétrico, talvez não tenha tanto acesso a abastecimento.
Pense nisso antes de fazer sua escolha e analise suas rotas mais comuns para ver se realmente não ficará na mão nas horas de necessidade.
Quais cuidados devem ser tomados com o motor de caminhão?
O cuidado com os componentes do motor e do caminhão devem ser tomados independentemente do seu tipo ou modelo. Esses cuidados garantem mais eficiência no funcionamento, economia, integridade da mercadoria e das peças, além de impactarem diretamente no tempo de entrega.
Se você é autônomo, a agilidade nas estradas (com segurança, é claro) tem influência sobre quanto você ganhará ao final de cada mês. Com isso em mente, veja as dicas que trouxe sobre os cuidados com caminhão.
Faça revisões periódicas
A revisão periódica do motor deve ser realizada por um mecânico experiente, de confiança e com capacitação. Ele deve conseguir apontar com precisão possíveis defeitos ou problemas que comprometam o funcionamento do motor.
Assim, será possível evitar problemas ou falhas que terão um custo maior para corrigir, garantindo a sua segurança, dos outros motoristas na estrada e também da carga.
Leia o manual do fabricante
É importante ler o manual do fabricante para entender quais são as exigências e os cuidados específicos com o seu tipo de motor. Não se esqueça de que tudo isso gira principalmente em torno do combustível utilizado. Ok?
Se você utilizar produtos inadequados, pode gerar consequências irreversíveis para o motor, reduzindo a sua potência e até mesmo o seu tempo de vida.
Siga orientações de profissionais especializados
Caso tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do motor, é indicado entrar em contato com a montadora ou fabricante. Com mais conhecimentos sobre o que é a motorização dos caminhões, os tipos existentes no mercado e como selecionar a melhor opção, você ficará mais seguro para fazer a escolha certa do motor para o seu caminhão.
Como é a motorização do Novo Actros?
O Novo Actros da Mercedes-Benz elevou o padrão dos veículos de carga com seu motor inovador, apresentando uma série de diferenciais que o colocam à frente da concorrência. Um dos principais destaques é a sua tecnologia avançada de propulsão.
Equipado com um motor Euro 6, que atende aos mais rigorosos padrões de emissões, o veículo se destaca por sua eficiência ambiental. A redução de emissões de poluentes também está de acordo com as normativas ambientais, o que reforça o compromisso da Mercedes-Benz com a preservação do meio ambiente.
Abaixo, trouxe as principais vantagens de contar com o Novo Actros durante suas jornadas na estrada.
Eficiência de combustível
O motor do Novo Actros foi projetado para otimizar o consumo de combustível, incorporando tecnologias como a gestão inteligente e sistemas de injeção direta. O resultado é uma operação mais econômica, com economia significativa de combustível e redução dos custos operacionais para os proprietários e operadores de frotas.
Potência
Equipado com um motor de alta potência, o Novo Actros oferece um ótimo desempenho em diversas condições de clima e estradas. O rodar suave entrega uma condução mais confortável e aumenta a produtividade nas operações de transporte de carga.
Conectividade
O Novo Actros incorpora sistemas inteligentes que monitoram constantemente o desempenho do motor em tempo real. Dessa forma, o caminhoneiro acessa antecipadamente qualquer anomalia, agindo de forma rápida e precoce em eventuais reparos. Isso representa economia ao reduzir quantidade de visitas às oficinas.
Segurança
Além da economia, os sistemas de diagnóstico integrados ao motor do Actros aumentam bastante a segurança na estrada. A identificação de problemas com antecedência pode evitar que você sofra um acidente devido ao mau funcionamento de uma peça, por exemplo.
Versatilidade
É seguro dizer que existe um modelo do Novo Actros para praticamente qualquer demanda que você vai encontrar na estrada, amigo caminhoneiro. Como seus componentes são de última geração, ele tem tecnologia embarcada para lidar com diferentes cenários, incluindo desde cargas leves em estradas tranquilas até pesos pesados nas rodovias mais desgastadas.
Com tudo o que foi falado até aqui, nota-se que o motor dessa nova versão apresenta uma série de diferenciais que a posiciona como uma referência entre os caminhões. Desde sua eficiência ambiental até seu desempenho, conectividade avançada e foco na segurança, o modelo da Mercedes-Benz é uma evolução nos motores de caminhões.
Chegamos ao final do artigo sobre um dos itens mais importantes ao escolher o tipo de caminhão: o seu motor. Para garantir mais segurança, eficiência e economia é imprescindível que o proprietário siga as exigências dos órgãos regulamentadores e saiba o tipo de motor mais adequado para a sua atividade profissional.
Evite problemas! É indispensável que os cuidados sejam feitos de maneira preventiva e com profissionais qualificados para manter o motor de caminhão em pleno funcionamento. Se surgirem dúvidas, procure uma autorizada, leia o manual do seu veículo e mantenha-se informado.
Para garantir acesso a informações de qualidade, você pode contar com a Estrela! Continue aqui no blog da Mercedes e leia mais artigos como este.