Showroom Virtual

Ver ofertas
Manutenção preventiva: o que é quando deve ser feita no seu caminhão?

Manutenção preventiva: o que é quando deve ser feita no seu caminhão?

Caminhoneiro

A manutenção preventiva é assunto recorrente nas reuniões entre donos e gestores de frotas. Quando ela é pensada e executada de maneira estratégica, garante a vida útil do caminhão.

Como é feito o planejamento da manutenção preventiva em sua transportadora? Se você pensou em uma resposta e chegou à conclusão de que não há uma programação para essa categoria de procedimento, saiba que o seu negócio está correndo riscos.

Com isso em mente, fiz este artigo com informações sobre a manutenção preventiva para esclarecer as suas dúvidas e ajudar a montar um planejamento. Continue a leitura!

O que é manutenção preventiva em caminhões?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 5462/1994 trata da confiabilidade e da mantenabilidade de equipamentos em geral. Sendo assim, a manutenção preventiva em caminhões é um processo visando detectar, prever e reduzir custos operacionais.

Portanto, para garantir o bom funcionamento da frota e evitar transtornos, é extremamente importante que o caminhão passe por revisões periódicas para verificar o desempenho de funcionalidades e das peças.

Contudo, se essa ação é negligenciada pela transportadora, as consequências são desastrosas, gerando atrasos em entregas, acidentes de trânsito e despesas que poderiam ser evitadas

Quais as outras categorias de manutenção para um caminhão?

Para muitas pessoas, existe apenas um tipo de manutenção. Contudo, existem três categorias bem diferentes. Veja abaixo quais são elas.

Manutenção corretiva

Nesse caso, a manutenção acontece quando já houve o problema. Aqui, o trabalho é mais pesado, uma vez que será necessária a substituição de peças para realizar o reparo.

Essa categoria é mais cara e causa mais prejuízos para as operações da transportadora, visto que o caminhão ficará mais tempo parado para a manutenção.

Manutenção preditiva

Essa categoria de reparos é muito parecida com a preventiva. O que difere uma da outra é o tempo de uso do caminhão.

Sendo assim, na manutenção preditiva a avaliação do veículo é mais minuciosa, contando, geralmente, com um scanner automotivo para descobrir as partes que estão com defeito para a execução dos ajustes.

O que avaliar na manutenção preventiva?

Na manutenção preventiva da frota de caminhões há uma série de pontos que precisam de atenção. Confira o que avaliar no momento da manutenção preventiva:

  • óleo do motor — como os caminhões ficam por longos períodos nas estradas, é extremamente importante que o óleo do motor esteja no topo da lista de verificações. Visto que a falta de óleo pode fundir o motor;
  • lubrificantes e fluidos — outro item que não pode faltar na manutenção preventiva é a conferência dos lubrificantes e fluídos. O ideal é que a pessoa que vá fazer a manutenção observe se há vazamentos, por exemplo;
  • tanque de combustível assim como os demais, esse é outro detalhe que não pode passar batido. Afinal, alguns problemas que acontecem no motor são irreversíveis;
  • suspensão e pneus o plano de manutenção preventiva precisa ter a avaliação da suspensão e dos pneus. Isso porque esse conjunto é responsável pela estabilidade do caminhão;
  • sistema elétrico esse é um ponto que também merece atenção especial. Observe se há problemas elétricos ao ligar o veículo, como falhas no alternador e demais componentes.

Por que a manutenção preventiva é tão importante?

Imagine a seguinte situação: uma empresa contrata a sua transportadora para o frete de determinado produto. Diante disso, você informa o prazo para a empresa repassar ao seu cliente. Porém, no meio do percurso acontece alguma situação na qual o motorista é forçado a parar por problemas de falta de manutenção.

Esse tipo de situação acontece com muita frequência quando a empresa não tem um plano de manutenção preventiva bem definido e em prática. Além dos prejuízos e insatisfação do cliente, a transportadora ainda terá gastos significativos com a troca de peças e conserto, que poderiam ser evitados.

Diante disso, a manutenção preventiva é extremamente importante para garantir a segurança de motoristas e passageiros, assim como, a redução de gastos inesperados.

Quais os benefícios da manutenção preventiva?

Ter um plano de manutenção preventiva bem definido traz uma série de vantagens para a transportadora. Separei alguns para você conhecer:

  • redução de custos — os gastos com manutenção corretiva são maiores que os custos com a manutenção preventiva;
  • maior vida útil dos caminhões — quando a transportadora passa a fazer a manutenção preventiva, os veículos podem ser usados por mais tempo com a mesma performance;
  • economia de combustível — com a revisão em dia o motor tem mais desempenho e eficiência, trazendo a economia de combustível. Esse, inclusive, é um dos maiores desafios das transportadoras;
  • menos paradas na estrada — uma vez que a manutenção preventiva esteja em dia, as paradas são menores, contribuindo para a segurança de quem dirige.

Como montar um plano de manutenção preventiva?

Gerenciar uma frota é uma tarefa que demanda a análise de muitos fatores. Afinal, são as pessoas responsáveis pela gestão da frota que determinam toda a condução dos processos e operação logística.

Para auxiliar na tarefa de montar um plano de manutenção preventiva, selecionei alguns aspectos para você considerar.

Faça um orçamento para a manutenção preventiva

A primeira iniciativa do seu planejamento deve ser a criação de um orçamento destinado à manutenção preventiva da frota. Para isso, considere os seguintes detalhes:

  • aquisição de ferramentas e equipamentos;
  • folha de pagamentos de quem faz a manutenção;
  • espaço para execução das manutenções.

A ideia é dimensionar os custos da manutenção preventiva conforme a demanda e porte da transportadora.

Determine o melhor período para a manutenção preventiva

O objetivo de determinar um período para a manutenção preventiva é evitar que os caminhões fiquem por muito tempo ociosos.

Com isso, a gestão da frota pode definir se o plano de manutenção preventiva será antes ou depois de cada viagem para identificar os componentes que precisam ser substituídos.

Faça uma avaliação do estado atual da frota

Ao passo que a manutenção impacta na durabilidade dos caminhões, é preciso conferir e compreender o estado atual da frota. Portanto, verifique o seguinte:

  • a data de aquisição do caminhão;
  • ano de fabricação;
  • quilometragem;
  • desgaste dos componentes.

Com esses dados em mãos fica mais fácil determinar o período necessário para a manutenção preventiva.

Monte um checklist com as principais informações

O checklist é uma poderosa ferramenta para todos os setores de uma empresa. É por meio dele que o caminhão é liberado para seguir viagem.

Vale lembrar que, para desenvolver o checklist, o recomendado é comparar as informações fornecidas pelo fabricante, com os relatórios de desempenho e desgaste das peças.

Utilize a tecnologia como aliada

Atualmente, a tecnologia está presente em todos os setores de uma empresa. Portanto, ter a tecnologia a seu favor é essencial para organizar um plano de manutenção preventiva eficiente.

A dica é: invista em softwares de gestão. Além da agilidade, eles permitem que as informações sejam acessadas por todas as pessoas envolvidas no processo de manutenção em tempo real — o checklist pode ser incorporado ao software, inclusive.

Por fim, para se ter lucro é preciso de uma visão ampla e atitudes que contribuam para a redução de custos. A manutenção preventiva vem nesse sentido, a fim de evitar gastos e situações desnecessárias.

Gostou de entender a diferença sobre as manutenções e a importância de ter esses processos incorporados à rotina? Então, tenho certeza de que você gostará ainda mais dos outros textos que fiz aqui no blog da Mercedes-Benz. Acesse agora e se mantenha bem informado!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *