Showroom Virtual

Ver ofertas
gestão de pneus

Como realizar a gestão de pneus na sua frota?

Caminhoneiro

A gestão de pneus é algo indispensável para manter a segurança dos caminhoneiros e a integridade das cargas. Ela permite um uso racional desses componentes, que impactam bastante a condução nas estradas.

Por isso, neste conteúdo, vou explicar mais sobre o que é a gestão de pneus, para que serve e como pode ser realizada. Continue a leitura para descobrir como melhorar a eficiência e a segurança da sua frota!

O que é gestão de pneus?

A gestão de pneus é um conjunto de medidas que visam estender a durabilidade desses itens, proporcionando uma utilização segura e eficiente deles para melhorar o custo-benefício.

Afinal, para não ter dores de cabeça, é necessário empregar práticas preventivas, reparos precisos e trocas nos momentos adequados. Dito isso, as estratégias devem seguir um planejamento e ser anotadas para manter um histórico detalhado.

Você deve considerar:

  • as datas exatas de troca de pneus;
  • o dia e o tipo dos reparos feitos;
  • manutenção da calibragem;
  • informações sobre a busca e aquisição de novos itens.

Isso torna a gestão de recursos da frota mais estratégica, o que viabiliza que parte do orçamento seja direcionada para setores mais necessários ou urgentes. 

Com a gestão de pneus, você pode avaliar melhor as compras e tomar decisões mais vantajosas ao perceber, por exemplo, modelos e marcas com melhor custo-benefício para a empresa. Isso é válido em diversos aspectos, como a durabilidade e o valor dos produtos.

Qual é a importância da gestão de pneus?

Todos sabemos que pneus desgastados, sem atrito com o solo, jogam lá em cima as chances de acidentes, o que pode machucar ou até tirar a vida dos caminhoneiros e dos demais ao redor.

Acidentes, ainda que não fatais ou prejudiciais às pessoas, também afetam a integridade das mercadorias transportadas. Isso pode gerar perdas materiais e má reputação para a empresa de entregas.

Além disso, essas estratégias proporcionam mais economia financeira ao evidenciar e possibilitar decisões que prolongam a vida útil dos itens. Portanto, com a gestão de pneus você vai melhorar a direção dos veículos, evitar acidentes e aumentar a durabilidade dos itens, além de poupar uma grana a mais.

Como fazer a gestão de pneus da frota?

A seguir, confira algumas dicas para obter sucesso na gestão de pneus da sua empresa!

Motoristas treinados

Como você e eu sabemos, os caminhoneiros são a linha de frente nas entregas. Por isso, é muito importante que eles sejam bem treinados.

Por exemplo, os motoristas que não praticam uma direção defensiva costumam ter frenagens bruscas na sua rotina, dirigem acima da velocidade e fazem manobras arriscadas.

Logicamente, ao contratar condutores conscientes e prudentes na direção, os pneus terão mais durabilidade devido à direção mais segura dos caminhoneiros.

Alinhamento, balanceamento e calibragem

O alinhamento e o balanceamento são geralmente feitos em conjunto, mas isso não precisa ser uma regra. O certo mesmo é realizá-los a cada 10 mil km de uso dos pneus ou conforme a instrução da empresa fabricante.

Já a calibragem deve ser realizada em todos os pneus uma vez a cada 15 dias, mas a orientação do fabricante também deve ser atendida. Essas três medidas aumentam a segurança durante a condução porque promovem a tração e a estabilidade do veículo, estendendo a durabilidade total.

Rodízio de pneus

O rodízio dos pneus também deve ser feito seguindo as instruções do fabricante ou a cada 10 mil km de rodagem. O procedimento é importante porque reduz a necessidade de manutenções ou trocas, ao tornar o desgaste mais uniforme e menos intenso em cada uma das rodas.

Entendeu a importância de fazer uma boa gestão de pneus? Com isso, sua frota terá menos problemas, os caminhões ficarão menos tempo parados, e você conseguirá maximizar a produtividade dos motoristas. Só há vantagens!

Gostou deste post? Saiba também como fazer uma calibragem adequada nos pneus da sua frota.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *