Showroom Virtual

Ver ofertas
Gestão de frota: um guia de como gerenciar seu negócio e ter mais resultados

Gestão de frota: um guia de como gerenciar seu negócio e ter mais resultados

Logística

Como andam os veículos da sua empresa? A gestão de frota é fundamental para a conservação dos seus meios de transporte e para o negócio como um todo.

Neste post ligeiro, contarei sobre a importância de gerenciar a sua frota. Trata-se da saúde dos seus veículos e da continuidade do seu trabalho. Então, sente-se e aproveite a leitura. Aqui, você entenderá tudo o que é preciso sobre cuidar dos seus veículos de maneira eficiente.

Conheça sobre economia de combustível, treinamento de motoristas, automação e muito mais — e veja como tudo isso vai ajudar você a fazer frente a concorrência.

Boa leitura!

O que é gestão de frota?

A palavra frota faz parte do cotidiano dos profissionais e empresas do ramo de transporte. Diz respeito ao coletivo de veículos terrestres de uma organização, como carros, motos, caminhões, vans, patins, skates, etc.

No entanto, você sabe qual é a forma mais eficiente de garantir um bom gerenciamento de uma frota? Como manter a eficiência, a economia e, principalmente, a duração dos veículos?

A gestão de frota se refere a como os gestores administram os veículos de uma companhia — até mesmo quando eles são fornecidos por terceiros, em contratos de aluguel.

O objetivo é garantir viagens mais seguras para os motoristas e proteger as cargas. Ela também contribui com a economia de combustível e a manutenção. Logo, melhora a saúde do seu bolso!

Então, se você gerencia uma empresa de transporte, saiba que uma boa gestão de frota é o melhor investimento. Explicarei o motivo mais adiante.

A gestão de frota pode se dividir em alguns pilares. Confira quais são!

Gerenciamento de ativos

É a própria frota. Trata-se da compra, venda e manutenção dos veículos, além da alocação adequada (ou seja, as garagens).

Tratamento de insumos

Diz respeito a todo material adicional que você precisará adquirir. Ou seja, tudo o que é preciso para fazer os seus veículos funcionarem corretamente, como:

  • combustível;
  • óleo de motor;
  • produtos de limpeza;
  • entre outros.

Gestão de comportamento

É ficar de olho no que os seus motoristas andam fazendo. Como conduzem os meios de transporte? Por onde trafegam? Eles respeitam as regras de trânsito?

Como dá para perceber, garantir uma boa administração de frotas não é tarefa fácil. São muitos detalhes para observar. Se você pretende começar um novo negócio no ramo — ou adquirir novos equipamentos — uma boa sugestão é estudar planos de financiamento de caminhões, por exemplo.

Atente-se para todos os pontos citados acima, já que a soma de todas essas ações garante um bom funcionamento de um sistema de transporte. Tudo isso vai poupar muita dor de cabeça!

Qual é a importância de uma boa gestão veicular?

Entenda, agora, de forma mais detalhada, sobre a importância (e o custo-benefício) de priorizar o profissionalismo, principalmente quando se trata de um dos bens mais preciosos e caros da sua organização.

Lembre-se que, independentemente de o transporte ser o ramo principal ou secundário das suas atividades, é essencial ter os veículos à disposição sempre que precisar.

Motoristas

Quando se trata de comportamento humano, há uma certa imprevisibilidade que precisa ser reduzida. Afinal, ninguém quer receber multas ou perder cargas pela simples irresponsabilidade dos motoristas.

Por isso, é importante garantir que a sua equipe tenha atenção redobrada nas estradas, principalmente em viagens de final de ano, quando as vias costumam ficar mais lotadas.

Outro ponto interessante é apostar na saúde do seu pessoal. Isso evita afastamentos e contratações temporárias ou de emergência.

Manutenção

É necessário sempre realizar a manutenção preventiva, até mesmo em equipamentos novos ou seminovos. Com isso, você tem uma noção real de como está a sua frota veicular.

Tenha sempre peças sobressalentes, forme parcerias com empresas que possam lhe atender de forma rápida e sempre que precisar. Também cuide dos pneus e trace rotas por rodovias seguras e que sejam recapeadas com frequência — o que é importante também para ter um melhor controle das viagens, entre horários de partida e chegada.

Todos esses cuidados ajudam a prolongar a vida útil do caminhão, do carro e de outros veículos da sua garagem, além de melhorar a confiabilidade da sua empresa no mercado.

Planejamento

De nada adiantam as etapas anteriores se você não se preparou com antecedência. Então, faça planos e prepare a sua conta bancária considerando tudo o que deve ser incluso no seu planejamento antes mesmo de abrir um negócio ou de expandir as suas atividades.

Então, antes de comprar carros, ônibus, bicicletas ou patinetes, pense na acomodação, na segurança e em quem conduzirá os seus meios de transporte. Tudo isso garante não só uma boa gestão de veículos, mas a sobrevivência e a competitividade do seu negócio.

Como funciona a gestão de frota?

Não existe uma fórmula mágica que se aplique a todos os casos. Cada empresa é única, com seus próprios problemas e soluções — e a gestão deve ser personalizada para cada tipo de atividade.

Por muito tempo, a administração de frotas era feita por meio de planilhas. De tempos em tempos, os profissionais alimentavam ou trocavam as planilhas feitas a mão. Com a tecnologia, o monitoramento pode ser feito em tempo real e os dados, gerados automaticamente.

É fácil perceber que a automação poupa tempo e dinheiro, e ainda garante que os gestores tenham tempo para trabalhar nas atividades principais de seus estabelecimentos. Muitos sistemas e plataformas são conectados à internet 24 horas por dia. Isso contribui com o recebimento de diversas informações, como as mudanças no código de trânsito que possam ocorrer.

Geralmente, o foco principal da gestão de frota é garantir que os veículos estejam sempre conservados e que os condutores estejam disponíveis sempre que a empresa precisar.

Quais as necessidades do gerenciamento veicular?

Se você escolheu trabalhar com transporte, sabe que veículo parado ou em mau funcionamento é igual a prejuízos e perdas de vendas, certo?

Para garantir uma boa rotatividade e a saúde da sua empresa, eu trouxe algumas dicas. Confira!

Controle sobre os ativos

Os ativos são a própria frota da companhia. Uma transportadora tem os carros ou outros meios de circulação como seu ativo principal. Mesmo uma fábrica com veículos próprios para enviar ou receber os seus materiais, de certa forma, depende da sua frota para funcionar.

Por isso, é fundamental que o transporte seja o mais eficiente possível. Isso garante a confiança por parte dos clientes e investidores, além de evitar muitos transtornos.

Para garantir um bom controle sobre os ativos, é importante considerar alguns fatores, como:

  • conheça seus veículos;
  • saiba o tempo de revisão;
  • faça manutenções preventivas;
  • pense em todas as possibilidades;
  • evite surpresas;
  • faça o uso correto.

Coordenação de custos

Isso pode ser feito desde a compra dos seus veículos. Primeiro, saiba se a frota adquirida atende às suas necessidades, afinal, não faz sentido comprar carretas para entregadores de pizza. Embora a ideia pareça deliciosa, seria um gasto desnecessário.

Então, atente-se para os tipos de materiais transportados, rotas, distância, clima e outros detalhes. Tudo isso trará o melhor custo-benefício para a sua frota.

Outra vantagem é a troca mínima de peças ao longo da vida útil do seu veículo — como manter os faróis originais de fábrica funcionando por mais tempo.

Tenha atenção também para os preços de pedágios e combustível antes de colocar os seus veículos para circular, pois essa é uma excelente forma de gerir a sua frota é saber quanto os seus veículos gastam todos os dias.

Prevenção de acidentes

Nem preciso falar que é sempre bom evitar esse tipo de dor de cabeça! Mesmo assim, para prever problemas financeiros, legais e emocionais, é sempre bom dispor de equipamentos que funcionem corretamente. É preciso também de condutores responsáveis ao volante.

Por isso, tanto a manutenção como o treinamento são necessários. Assim, evita-se a perda de tempo e as manutenções fora de época. E o mais importante, a vida é preservada!

Tranquilidade jurídica

Como descrito nos tópicos anteriores, a segurança jurídica é fundamental para o seu negócio — ainda mais por causa do quesito tempo.

Atualmente, há a possibilidade de monitorar o comportamento dos motoristas por meio da telemetria: um sistema que registra tudo o que acontece com os caminhões em tempo real. Esse monitoramento permite não só aumentar a segurança nas estradas, mas também garante a eficiência de suas entregas e uma segurança jurídica, como a de passar tranquilamente por abordagens policiais.

Outro ponto importante é fazer a leitura completa da ficha das novas pessoas contratadas Por exemplo, fazer a verificação de antecedentes para saber se não há pendências com a justiça é um bo meio de tentar evitar problemas futuros.

Por que é vantajoso administrar bem as frotas?

Existem diversos benefícios que uma gestão obtém ao cuidar bem de sua frota. Vou apontar, agora, os principais.

Planejamento e estratégia

Como mencionei, o planejamento é a base de qualquer tipo de negócio. Só que, aqui, ele pode ser encarado como um benefício, já que a gestão veicular facilita a elaboração de estratégias.

Alguns exemplos são os planos de manutenção (preventiva ou corretiva) e as metas de revisão e renovação das frotas. Tudo isso poupa tempo e esforço, e você pode se dedicar a outros setores do negócio, como o marketing.

Menos custos

Todo veículo gera gastos com combustíveis e manutenções corriqueiras. Há também diversas surpresas que podem ocorrer, como as colisões e as multas.

A administração de frotas pode contribuir com todos esses fatores, poupar várias idas e vindas da oficina e também ajudar a reduzir os acidentes nas estradas, garantindo a segurança de seus motoristas e das demais pessoas.

Mais segurança

Já que citei a redução de acidentes, por que não falar da segurança? Esse é outro fator essencial para o transporte e a garantia das entregas.

As manutenções corriqueiras e revisões auxiliam a detectar possíveis avarias ou o envelhecimento de peças. Afinal, algo que ninguém quer é dirigir um veículo com freios que precisam ser trocados ou um carro que vaza combustível.

Quais as atribuições das pessoas que cuidam do gerenciamento de veículos?

Gestor ou gestora de frota é o nome dado aos profissionais que fiscalizam a qualidade dos meios de entrega e transportação. Em parceria com a empresa, são as pessoas encarregadas de realizar as atividades a seguir.

Selecionar pessoal adequado

Os gestores fazem relatórios das características que os novos colaboradores precisam ter para assumir a manutenção e a condução veicular. Em seguida, encaminham ao RH da empresa.

Elaborar um quadro geral da situação

Com um mapeamento detalhado de tudo que se refere à frota, obtém-se insights para melhorar a qualidade desse setor. Pode-se reduzir o consumo de combustível, por exemplo.

Zelar por uma boa política

Cria-se um manual de boas práticas, de acordo com as regras da organização. Também é feito um treinamento com todo o pessoal que, de alguma forma, terá contato com os veículos.

Aderir às ferramentas de automação

É importante que, sob a orientação da equipe, você aposte em programas e aplicativos eficientes. Tudo para tornar os trabalhos mais rápidos e econômicos para a sua empresa.

Como fazer uma boa gestão dos meios de transporte?

Agora que você chegou até aqui com toda essa teoria, é hora de colocar a mão na massa! Para garantir uma boa gestão de veículos, apresentarei algumas dicas simples que podem ser acrescentadas à sua rotina.

Tenha sistemas automatizados

É preferível sempre contratar um sistema de gerenciamento que fará o trabalho por você. Por razões óbvias, isso permite a sua concentração em outras áreas da sua empresa.

Mas além da computação, tudo o que você puder acrescentar aos veículos para melhorar a eficiência e o conforto dos condutores é válido. Uma boa aposta é o câmbio automatizado.

Dispositivos como GPS e sensores de proximidade, encontrados na maioria dos carros atuais, também auxiliam na segurança e proporcionam entregas mais rápidas e eficientes.

Faça um checklist diário

Contrate pessoal qualificado, como supervisores, que farão uma vistoria simples e anotarão qualquer situação diferente. Isso também pode ser feito por meio de sistemas.

Também trace metas e planos de tarefas diárias que deverão ser cumpridas. Assim, você garante que as rotinas sejam atendidas e preserva a saúde do negócio.

Invista na coleta e utilização de dados

Atente-se para as notícias das vias e estradas. Observe cada situação que ocorre, bem como as suas possíveis causas.

Organize todas as informações, para que possam ser utilizadas futuramente, por meio de arquivos e anotações físicas ou virtuais. O importante é ter fácil acesso aos dados coletados, por isso, organize-se!

Quais são os tipos de frota?

Até agora, falei de alguns exemplos de frotas. Até porque a palavra frota designa um coletivo de veículos que podem ser de qualquer tipo. Aí você me pergunta: quais são os tipos de transporte? Depende! Cada empresa tem um porte (pequeno, médio ou grande) e um ramo de atividade.

Conheça, agora, alguns dos modelos de transportação mais utilizados pelas organizações.

Caminhões

Não tem como você ter acessado este blog e achar que começaríamos por outro veículo, não é mesmo? Além do mais, esse é um dos meios de entregas mais utilizados no país. As médias e grandes empresas, até as pequenas, em alguns casos, utilizam caminhões.

Muitas organizações compram frotas gigantescas, ou somente duas ou três carretas, para iniciar as suas atividades. Em todos os casos, é importante gerenciar os meios de transporte.

Se você deseja conduzir um veículo próprio, saiba que há mercado para atuar. Também há linhas de crédito para caminhoneiros, o que facilita o início das suas atividades e a quitação do seu veículo.

Assim, você pode transportar alimentos, produtos químicos e até carros menores pelas estradas. Boa viagem!

Carros leves

São muito utilizados para visitar clientes, transportar produtos menores ou deslocar equipes de atendimento. Um bom exemplo são os carros de telefonia móvel.

Os carros leves são excelentes para viagens rápidas e curtas, pois são mais fáceis de estacionar e de circular nas grandes cidades. Para muitos tipos de negócios, contar com carros ou pequenos caminhões é uma grande vantagem.

Motos

As motos são ótimas para entregas rápidas e urgentes. Muitas empresas especializadas em entregas adotam esse tipo de condução.

Alguns restaurantes ou outros negócios do ramo alimentício também utilizam as motocicletas para se deslocarem rapidamente. Com isso, evitam um pouco do trânsito nas grandes metrópoles e conseguem entregar os produtos com rapidez, preservando as suas características (quentes ou geladas, por exemplo).

Automóveis especiais

Certos tipos de negócio precisam de veículos adaptados para os seus respectivos nichos. É o caso de ambulâncias, viaturas policiais, funerárias, carros-fortes e outros.

Frota própria ou terceirizada, qual é a melhor?

Como você viu, há diferentes formas de ter os seus veículos. Cada uma com as suas respectivas vantagens. Então, escolha o que for melhor para o seu negócio.

Frota própria

É formada por automotores que a empresa compra, que são de propriedade dela até que decida vendê-los. Há boas vantagens nessa aquisição, como você verá a seguir.

Vantagens de ter frota própria

O principal benefício é poder centralizar as funções. Isso implica ter total controle sobre os detalhes dos veículos.

Os gestores devem analisar e elaborar todas as estratégias sobre o uso dos carros, que impactarão diretamente o futuro da empresa. Isso significa mais liberdade na tomada de decisões.

Se deseja comprar os seus próprios automotores, faça pesquisas, consulte linhas de crédito e garanta parcelas que cabem no seu bolso.

Veículos terceirizados

São os famosos carros alugados. Você escolhe contratar uma organização que fornecerá uma frota completa. Isso é feito sob contrato e por tempo determinado.

Benefícios da terceirização

A principal vantagem está no bolso. O aluguel (de carros, carretas, bicicletas ou outros) permite que os gestores possam se concentrar apenas na estratégia, além de economizar com a manutenção — e assim, poder contar com a previsibilidade de custos.

Em muitos casos, enquanto a seguradora dos automóveis alugados efetua os concertos, a empresa de locação oferece veículos substitutos — todos em condições de novos ou seminovos.

Quais softwares utilizar?

Para ter um gerenciamento veicular eficiente, é necessário automatizar alguns processos. Atualmente, essa é a escolha mais recomendada para que uma empresa faça frente a concorrência.

Se você não tem muita familiaridade com a tecnologia, não se preocupe. Existem diversos canais na internet que podem auxiliar. Basta acessar um site de busca, como o Google, e procurar um curso on-line gratuito. Você também pode escolher cursos pagos, dependendo do seu gosto e da sua necessidade.

Agora, mostrarei algumas ferramentas que ajudam muito no dia a dia. Se você ainda não tem, vale a pena implementar já!

Telemetria

São sensores que captam dados dos veículos. A telemetria é capaz de medir:

  • a velocidade;
  • o consumo de combustível;
  • a forma como os motoristas dirigem;
  • as freadas;
  • as acelerações;
  • os desgastes dos pneus.

Como você viu, uma etapa que não pode ser negligenciada é a implantação da telemetria na sua frota. Essa tecnologia é aliada tanto dos gestores quanto de quem conduz os automotores.

Sistemas de gestão de frotas

Trata-se de plataformas digitais que podem ser acessadas por quaisquer dispositivos com acesso à internet— smartphones, computadores ou tablets.

Por meio dessas ferramentas, as empresas podem monitorar a todo momento a situação dos autos e das estradas. Também é possível integrar a sua agenda de serviços nesses mecanismos. Por meio desses agendamentos, alguns sistemas emitem alertas de oportunidades de negócios, como a abertura da colheita de soja.

Há diversas empresas no mercado, que podem implementar sistemas inteligentes para a administração da sua frota. Uma boa sugestão é pesquisar as que trazem sempre alguma novidade no portfólio.

Uma dica: verifique o histórico das possíveis fornecedoras de automação para o seu negócio e a frequência com que os softwares são atualizados. Observe também se essas empresas buscam sempre se atualizar e se reinventar!

Como será a gestão de frota no futuro?

Já que estamos falando de sistemas e automação, nada mais justo do que situar você sobre o que lhe espera em um futuro próximo!

Baseado no que foi dito até aqui, tudo indica que o futuro da administração de frota será tecnológico. Por isso, é importante atentar-se para o conceito de Big Data. Segundo o blog Canaltech, Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados. Lembra da telemetria? Essas e outras tecnologias do futuro avançam cada vez mais rapidamente.

Então, imagine uma empresa com mais de 100 caminhões tendo que monitorar cada um. Quem dá conta de organizar e interpretar todas essas informações? E tomar alguma atitude em tempo? O Big Data serve para facilitar todo o trabalho de reunir e acessar dados. Então, comece por aí! Observe também a linguagem das máquinas e os avanços na Inteligência Artificial.

Com base no que foi apresentado, é preciso acompanhar a evolução da gestão de frota. Observe cada detalhe e contrate profissionais qualificados. Também elabore planos e agendas para monitorar os veículos e os condutores e atente-se para a escolha dos melhores sistemas. Cuide da sua frota que ela cuidará de você!

Gostou deste texto e quer ler mais? Confira outros conteúdos relevantes como este no Blog da Mercedes-Benz!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu número para receber as últimas novidades e enviar sugestões ou perguntas.

    caminhões

    Cadastre seu email para receber a nossa newsletter

      Política de Privacidade

      Nós, da Mercedes-Benz do Brasil Ltda., doravante denominada “MBBras” ou “Nós”, somos referência na produção de veículos comerciais (“Produtos”), além de prestarmos uma variedade de serviços exclusivos para garantir a qualidade dos nossos Produtos (“Serviços”). Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos usuários e clientes garantindo a melhor experiência com nossos Produtos e Serviços.

      Desenvolvemos esse documento em atenção à privacidade e proteção dos dados de nossos usuários e clientes (“Você”). Quando Você acessar ou interagir com os nossos websites (“Plataformas”) ou utilizar os nossos Produtos e Serviços, poderemos guardar algumas informações (“Dados” ou “Dados Pessoais”) sobre Você. Elaboramos esta Política de Privacidade (“Política”) com o intuito de esclarecer como seus Dados Pessoais podem ser coletados, usados, compartilhados e armazenados pela MBBras.

      Ao utilizar os nossos Produtos e Serviços, acessar ou interagir com as nossas Plataformas ou, quando solicitado, concordar de forma afirmativa com o uso dos seus Dados Pessoais para cada uma das finalidades por Nós aqui descritas, Você estará ciente e em total acordo com o modo como utilizaremos as suas informações e os seus Dados Pessoais, conforme descrito nesta Política. Caso tenha dúvidas ou questionamentos sobre esta Política, entre em contato conosco para que possamos prestar os esclarecimentos necessários e, assim, melhorar nossos Produtos e Serviços.

      1. Como usamos os seus Dados Pessoais?

      A quantidade e o tipo de informações coletadas pela MBBras variam conforme o uso que Você faz das nossas Plataformas, Produtos e Serviços. Coletaremos diferentes Dados caso você seja um cliente ou um admirador de nossos Produtos e Serviços, preencha algum formulário para receber novidades, participe de algum evento ou promoção, ou se Você estiver apenas visitando as nossas Plataformas para procurar mais informação sobre nossos Produtos e Serviços.

      Para tornar mais acessível essas diferenças, listamos abaixo algumas finalidades para as quais seus Dados podem ser utilizados dependendo do tipo de Produto/Serviço que Você utiliza, para que Você possa entender o que se aplica especificamente a Você:

      1. Website Principal da MBBras

      Se Você acessa nosso website principal, pode ser que alguns Dados sejam coletados sobre Você. Nesse caso, coletaremos e utilizaremos seus Dados Pessoais da forma apresentada abaixo, com amparo nas seguintes bases legais:

      FinalidadeDados PessoaisBase Legal
      Acesso aos websites (funcionamento do website, estatísticas de uso e marketing)IP, data e hora de acesso, cookies, geolocalização, duração da visita e páginas visitadas. Obs.: Para mais detalhes sobre cookies, conferir o nosso Aviso de Cookies no website www.mercedes-benz.com.brLegítimo Interesse | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória
      Envio de ofertas de produtos/serviços  Informações fornecidas na compra de um produto ou serviço: nome, e-mail, telefone, e produto/serviço adquirido.    Legítimo interesse
      Central de Relacionamento com o Cliente e OuvidoriaNome, e-mail, telefone, CPF, CEP residencial, CEP comercial, telefone, comentários.Consentimento | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória
      Cadastro no website para envio de informações (p. ex.: Newsletter e SMS)  Nome, CPF, e-mail, CEP residencial, CEP comercial, telefone de contato (residencial, comercial e celular), segmento (ônibus ou caminhão), profissão ou atividade predominantes, hobby ou finalidade para o uso do veículo e tipo de carga (caminhão e ônibus), pesquisa de interesse sobre a marca e senha.Consentimento
      Verificação de RecallNúmero do chassi.Cumprimento de obrigação legal ou regulatória
      Aba para acesso a informações de Concessionários e Oficinas AutorizadasCEP, estado, cidade, tipo de produtos e serviço e segmento de produto.Consentimento

      1.2. Produtos e Serviços

      Em alguns casos, trataremos seus Dados de modos diferentes de acordo com os seus interesses em nossos Produtos e Serviços, conforme tabelas abaixo.

      Caso Você seja um consumidor do nosso segmento de caminhões e/ou de ônibus, além das informações do item 1.1 acima, serão coletados Dados para as principais atividades de tratamento descritas abaixo:

      FinalidadeDados PessoaisBase LegalSegmento de Produto
      Central de Relacionamento com o Cliente e OuvidoriaNome, e-mail, telefone, país e estado, gênero, CPF, data de nascimento, e-mail, CEP residencial, CEP comercial, telefone, horários em que deseja ser contatado, quantidade de veículos em seu domicílio, comentários e tipo de contato.Consentimento | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória      Caminhões e Ônibus
      Pesquisas de SatisfaçãoNome, telefone, e-mail, CNPJ/CPF, veículos de sua propriedade, descrição do atendimento, gravação da ligação (quando respondido por telefone). Obs.: em alguns casos, a pesquisa pode ser respondida de forma anônima.Legítimo interesse | Consentimento      Caminhões e Ônibus
      Pesquisas de MercadoNome, telefone, e-mail e informações sobre a frotaLegítimo interesse | Consentimento  Caminhões
      FleetboardDados do Motorista do veículo (consumo de combustível e desgastes de peças) e CNH.Legítimo Interesse | Execução de Contrato  Caminhões
      Faturamento direto ao consumidor final - pessoa físicaNome completo, endereço, e-mail, produto.Execução de Contrato | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória  Caminhões e Ônibus
      Convite para participação em eventosNome completo, e-mail, telefone, CPF e endereço completo.Legítimo interesse | Consentimento  Caminhões e Ônibus

      1.3. Dados Sensíveis  

      Dado sensível é qualquer dado pessoal sobre a origem racial, étnica, religião, vida sexual, opinião política, biometria e dados de saúde, entre outros. A MBBras se esforça para minimizar a solicitação e tratamento de tais dados, mas caso isso ocorra serão aplicadas todas as medidas necessárias para o adequado tratamento dos dados sensíveis, conforme requerido pela legislação vigente.

      2. Com quem compartilhamos os seus Dados?

      Poderemos operar em conjunto com outras empresas em diversas atividades, inclusive para hospedagem de dados, analytics e assessoria para campanhas publicitárias. Desta forma, nos reservamos o direito de compartilhar suas informações com os terceiros abaixo indicados. Adotaremos as medidas técnicas necessárias na transferência destes Dados, inclusive exigindo que o terceiro observe e respeite também todas as normas vigentes, preservando todos ao máximo a sua privacidade e a integridade de seus Dados Pessoais.

      Compartilhamento com nossos Concessionários: geralmente, nossos Produtos e Serviços são comercializados por meio de nossa rede de Concessionários e Oficinas Autorizadas, listados em nossa página principal.

      Desse modo, para atendê-lo e oferecer nossos Produtos e Serviços, muitos dos Dados que coletamos são compartilhados com os Concessionários localizados em todo o Brasil.

      Por exemplo, usamos o seu CEP, estado, cidade e modelo de veículo desejado, para identificar qual o Concessionário mais próximo e adequado para atender suas necessidades; usamos também seu nome, telefone celular, e-mail e CPF para poder identificá-lo e tratá-lo da maneira mais personalizada e segura possível.

      Compartilhamento com nossos Parceiros: Temos uma série de fornecedores e parceiros que precisamos contratar para operar os Produtos e oferecer nossos Serviços, e alguns deles podem tratar em nosso nome os Dados Pessoais que coletamos.

      Por exemplo, usamos serviços de hospedagem de dados para armazenamento dos Dados, empresas de tecnologia da informação para auxiliar no desenvolvimento de nossos serviços.

      Marketing e envio de comunicações: Utilizamos empresas de marketing, bem como sistemas de análises de dados, ferramentas de mailing e APIs de envio de notificações, a fim de enviar comunicações, direcionar conteúdo e anúncios de acordo com seus interesses. Para tanto, alguns Dados podem ser compartilhados entre a MBBras e outras empresas, principalmente identificadores únicos, endereços IP, cookies, dados comportamentais e dados sobre o uso e navegação nas Plataformas (analytics), que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online.

      Analytics: Além dos Dados agregados que recebemos de nossos parceiros, os Dados armazenados por Nós podem vir a ser utilizados para fins de análise estatística (analytics), para que possamos compreender quem são os usuários que acessam as nossas Plataformas e quem são usuários dos nossos Serviços.

      Estes Dados têm por fim compreender melhor como é o acesso dos indivíduos aos Produtos, a fim de melhorar a prestação de serviços e customizar os Produtos conforme seus interesses.

      Empresas da Daimler AG: Por sermos parte do grupo Daimler, podemos transferir alguns dos seus Dados para empresas do grupo para aprimorar o desenvolvimento de nossos Produtos e Serviços, e melhorar o nosso atendimento localmente.

      Para resguardar e proteger direitos da MBBras: Reservamo-nos o direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer Dados que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; fazer cumprir esta Política de Privacidade e outros acordos; ou proteger os direitos, propriedade ou segurança da MBBras, nossos funcionários, usuários ou outros.

      3. Transferência internacional de Dados

      Podemos transferir Dados para outros países para fins de armazenamento em servidores de terceiros localizados no exterior, como os Estados Unidos e União Europeia.

      Informamos que seus Dados poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes destes países. Ao interagir conosco, Você está ciente dessa transferência internacional de Dados.

      4. Quais são seus direitos como titular dos Dados Pessoais?

      Você sempre poderá optar por não divulgar seus Dados Pessoais para a MBBras, mas tenha em mente que esses Dados podem ser necessários para usufruir de alguns dos recursos disponibilizados em nossas Plataformas.

      Independentemente disso, Você sempre possuirá direitos relativos à privacidade e à proteção dos seus Dados Pessoais, e além de nos preocuparmos com a segurança desses Dados, também nos preocupamos que Você tenha acesso e conhecimento de todos os seus direitos relativos ao tratamento de seus Dados Pessoais.

      Nesse sentido, expomos abaixo uma breve explicação e exemplos sobre alguns desses direitos:

      DireitoConceito
      Direito de confirmar a existência de tratamento dos seus Dados e de acessá-losPermissão para que Você possa verificar se tratamos Dados Pessoais seus e requisitar uma cópia dos Dados Pessoais que nós temos sobre Você.  
      Direito de retificação  Este direito permite que Você, a qualquer momento, solicite a correção dos seus Dados Pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos, inexatos ou desatualizados.  
      Direito de exclusão  Este direito permite que Você solicite a exclusão dos seus Dados Pessoais da nossa base de dados. Todos os Dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando Você assim requisitar, exceto se existirem motivos que autorizem a MBBras a mantê-los (por exemplo, prazo prescricional).  
      Direito de oposição  Você também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de Tratamento. Em alguns casos, a MBBras pode demonstrar que tem motivos legítimos seus ou de parceiros para tratar os Dados Pessoais, os quais podem se sobrepor à oposição ao tratamento, caso, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a prestação dos serviços, para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, ou mesmo para o resguardo de direitos da MBBras ou de terceiros.
      Direito de solicitar anonimização, bloqueio ou eliminaçãoEste direito permite que Você nos peça para (a) anonimizar seus Dados, de forma que eles não possam mais ser relacionados a Você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a possibilidade de Tratarmos seus Dados; (c) eliminar seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo nos casos previstos em lei. 
      Direito à portabilidade  Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que a MBBras forneça a Você, ou a terceiros que Você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável. Da mesma forma, Você pode pedir que outras empresas enviem para a MBBras seus Dados Pessoais para facilitar a contratação dos nossos Serviços, por exemplo.  
      Direito de retirar o seu consentimento  Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de tratamento que se baseiam no consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente. Se Você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados Produtos e Serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.  


      Talvez seja necessário solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acessar seus Dados Pessoais ou de exercer seus outros direitos.

      Esta é uma medida de segurança para garantir que os Dados Pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los.

      Todas as solicitações legítimas que recebermos serão respondidas dentro dos prazos legais definidos.

      Ocasionalmente, conforme previsto na legislação, pode ser necessário estender os prazos se sua solicitação for particularmente complexa ou se Você tiver feito várias solicitações.

      Neste caso, iremos notificá-lo e mantê-lo atualizado sobre o andamento da sua solicitação. Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta.

      5. Por quanto tempo seus Dados Pessoais serão armazenados?

      Nós manteremos seus Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

      Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade de tais Dados, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus Dados Pessoais, a finalidade do processamento e se podemos alcançar tais propósitos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

      6. Como protegemos seus Dados?

      Tomamos providências técnicas, administrativas e organizacionais para proteger seus Dados Pessoais contra perda, uso não autorizado ou outros abusos. Os Dados são armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

      Com a finalidade de garantir a segurança de seus Dados Pessoais, adotamos as melhores práticas de segurança da informação disponíveis, incluindo:

      • o desenvolvimento de um sistema confiável e eficaz de identificação eletrônica e autenticação dos titulares dos Dados, para evitar acessos não autorizados, bem como registradores constantemente atualizados para verificar a precisão da autorização de pessoas que tenham ou solicitem acesso à base de dados e sistemas da MBBras;
      • o registro e a documentação de todas as etapas de processamento dos Dados dentro dos sistemas, especialmente pedidos de acesso a documentos, combinados com verificações internas regulares para garantir que todos os acessos tenham a correta autorização;
      • a definição de uma clara distinção de funções e competências relativas às categorias de pessoas responsáveis ou envolvidas nos sistemas;
      • o inventário dos registros de acesso dos colaboradores à base de dados da MBBras, contendo o momento, a duração, a identidade do funcionário ou do responsável pelo acesso designado e o arquivo acessado;
      • a auditoria regular interna e externa de proteção de Dados Pessoais; e
      • a adoção de procedimentos preventivos contra incidentes de segurança da informação.

      Adicionalmente, a sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus Dados, e caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus Dados ou caso você tenha alguma dúvida quanto à segurança da informação, por favor, entre em contato conosco.

      7. Como falar conosco?

      Se Você tiver quaisquer outras dúvidas sobre como utilizamos seus Dados, comentários ou sugestões relacionados a esta Política, ou, ainda, caso Você acredite que seus Dados Pessoais tenham sido usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto titular destes Dados Pessoais, Você pode entrar em contato com nosso time pelo e-mail [email protected].

      8.Mudanças na Política de Privacidade

      Como estamos sempre buscando melhorar nossas Plataformas, essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.

      Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que Você tenha conhecimento sobre as modificações.

      Caso sejam feitas alterações relevantes que necessitem de um novo consentimento seu, iremos publicar essa atualização e solicitar um novo consentimento para Você.

      Versão 2021.09A de 14.09.2021

      Política de Cookies

      Nós da Mercedes-Benz do Brasil (“MBBras”) respeitamos suas preocupações com privacidade e valorizamos o relacionamento que temos com você, que acessa nossas plataformas e/ou utiliza os nossos produtos e serviços.

      Usamos a tecnologia de cookies em nossas plataformas para coletar informações que nos ajudam a melhorar sua experiência. Desenvolvemos esta Política de Cookies para que você possa ter mais informações em relação aos cookies utilizados pela MBBras. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade

      1. O que são Cookies?

      Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo, que permitem que certas funcionalidades possam ser implementas em nossas plataformas. Eles podem ser utilizados para coletar diferentes informações dos usuários, podendo identificar, por exemplo, se o seu dispositivo já visitou uma de nossas páginas web, qual o seu idioma, configurações de  preferência; permitindo oferecer um serviço mais eficiente.

      Os cookies geralmente têm uma data de expiração que pode variar. Alguns cookies são excluídos automaticamente quando você fecha o navegador (os chamados cookies de sessão), enquanto outros podem ser armazenados por mais tempo no dispositivo até serem excluídos manualmente (os chamados cookies persistentes).

      2. Funções e utilização de cookies

      A utilização de cookies nos nossos websites é baseada no legítimo interesse da MBBras. Você também pode visitar as nossas páginas web sem a utilização de certos cookies, a depender se eles são necessários para o funcionamento do site. Ou seja, você pode recusar a utilização de cookies e pode eliminar os cookies armazenados em seu navegador por meio das configurações:

      • Por predefinição, a maioria dos navegadores aceita cookies automaticamente. A depender do seu navegador, você pode alterar esta predefinição pelas configurações.
      • Você também pode eliminar os cookies armazenados em seu navegador. Para mais detalhes, confira as informações disponíveis no item 3.

      Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para websites, como o armazenamento HTML5 ou Local Shared Objects para identificarmos os seus interesses e as áreas mais populares das nossas páginas web e, com estas informações, buscamos melhorar as nossas páginas web e torná-las ainda mais fáceis de utilizar.

      Nós dividimos os cookies nas seguintes categorias:

      • Cookies absolutamente necessários
      Estes cookies são absolutamente necessários para as funcionalidades das páginas web, permitindo funções básicas como navegação de página e acesso seguro das áreas do site. Sem estes cookies o site não poderia funcionar corretamente, como também não poderíamos oferecer-lhe determinados serviços como o configurador de veículos. 

      • Cookies de funções
      Estes cookies facilitam a utilização e melhoram as funcionalidades das páginas web. Nós guardamos, por exemplo, as suas definições de idioma em cookies de funções.

      • Cookies de desempenho
      Estes cookies reúnem informações sobre a forma como você utiliza as nossas páginas web. Permitem-nos identificar quais as partes dos nossos websites são especialmente populares e, desta forma, podemos melhorar as nossas páginas e seu conteúdo.

      • Cookies  estatísticos
      Cookies estatísticos ajudam a entender como os visitantes interagem com sites coletando e reportando informações anonimamente.

      • Cookies de marketing
      Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes nos sites. A intenção é exibir anúncios relevantes e engajamento para o usuário individual. 

      • Cookies de terceiros
      Estes cookies são instalados por terceiros, por exemplo, redes sociais como Facebook, Twitter e Google+, cujos conteúdos pode integrar-se por meio dos «Social Plug-ins» que são oferecidos nas nossas páginas web, e pelos nossos parceiros de «targeting» e «retargeting», que nos permitem ajustar o nosso marketing online conforme as suas necessidades e interesses.

      Importante esclarecer que a MBBras não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído do nosso site, sendo recomendável que você limpe seus Dados de navegação regularmente.

      Lista de Nomes de Cookies:

      1. ASP.NET_SessionId mercedes-benz.com.br
      2. fbp mercedes-benz.com.br
      3. tr facebook.com
      4. CCCustomerId brainchat.mercedes-benz.com.br
      5. CCCustomerId mercedes-benz.com.br
      6. CCLSGN brainchat.mercedes-benz.com.br

      3. Remoção ou bloqueio dos cookies

      Se você quiser saber quais cookies estão instalados no seu dispositivo, ou se deseja excluí-los ou restringi-los, basta acessar os links abaixo. Para encontrar informações relacionadas a outros navegadores, visite o site do desenvolvedor responsável pelo navegador.

      Firefox

      Chrome

      Safari

      Internet Explorer

      Lembre-se que o uso de cookies nos permite te oferecer uma melhor experiência em nossos produtos e serviços. Se você bloquear cookies em nossos produtos, não podemos garantir o correto funcionamento de todas as funcionalidades e talvez você não consiga acessar determinadas áreas de nossos websites. Além disso, é bem provável que certas funções e páginas não funcionem da maneira adequada.

      4. Alterações na Política de Cookies

      Como estamos sempre buscando melhorar nossos produtos, esta Política de Cookies pode passar por atualizações. Dessa forma, recomendamos que você visite periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.