Showroom Virtual

Ver ofertas

Confira as melhores dicas para ganhar dinheiro com caminhão!

Caminhoneiro

A vida na estrada realmente é cheia de desafios e aventuras. Por este motivo, ao pesquisar sobre como ganhar dinheiro com caminhão, você precisa estar ciente sobre tudo o que envolve este tipo de trabalho, as possibilidades de ganhos financeiros e, principalmente, a dinâmica do gerenciamento do serviço na prática para tomar boas decisões.

Existe uma série de detalhes envolvidos que, muitas vezes, podem ser deixados de lado por quem só enxerga a logística de transportar cargas em um quadro distante. Para que você saiba mais sobre o assunto e crie sua própria estratégia neste segmento, falarei no texto abaixo sobre as melhores possibilidades para ganhar dinheiro com caminhão. Vamos lá?

Quais as vantagens de ser um caminhoneiro?

Antes de mais nada, é preciso destacar que existe bastante demanda no mercado de transporte de cargas e isso faz com que o interesse em se tornar um caminhoneiro cresça a cada dia. Porém, ao mesmo tempo, o setor sofre com a ausência de mão de obra realmente qualificada para as estratégias serem colocadas em prática com eficiência e seriedade.

Adotar o caminhão como o seu meio de profissão exige mais que simplesmente dirigir por aí com uma missão pré-estabelecida. É preciso ter conhecimento sobre o assunto, se planejar a longo prazo, ter organização para cumprir prazos sem prejudicar o seu tempo de descanso e ter disciplina o suficiente na hora de seguir as normas da carga transportada e da legislação de trânsito brasileira.

Estilo de vida

Saiba que ser caminhoneiro representa muito mais que uma profissão. Na prática, é um estilo de vida. Diante de uma perspectiva tão ampla, existem diversos riscos que envolvem a dinâmica de trabalho, mas também vantagens extremamente prazerosas que agregam muito na vida dos profissionais. Para quem gosta de conhecer novos lugares, por exemplo, viajar sempre será um grande benefício.

Afinal de contas, a estrada guarda muitas aventuras e torna esta profissão extremamente apaixonante. Conforme a quantidade de demandas recebidas e o formato de frete escolhido, você passará por muitos destinos diferentes. Além disso, se sobrar tempo, ainda é possível ser inserido na cultura dos locais ao provar novos sabores e participar de outros tipos de costumes.

Liberdade de escolha

Diferentemente de outras profissões nas quais o trabalhador fica preso ao escritório e a um cronograma de horários para bater ponto, ganhar dinheiro com caminhão traz liberdade de escolha.

A rotina do caminhoneiro permite fazer os seus próprios horários, pensar se realmente o tipo de negócio adotado em cada viagem vale a pena, escolher a opção mais vantajosa financeira e os melhores momentos para o descanso.

Sem contar que, para os caminhoneiros que atuam de maneira autônoma, essas possibilidades de escolha se ampliam bastante. Isso porque o caminhoneiro que opta por essa modalidade é seu próprio patrão e consegue montar uma rotina dentro do que mais o agrada. Então, ele pode remanejar sua agenda conforme surge algum tipo de imprevisto na vida pessoal.

No entanto, não pense que quem atua como contratado por empresas está engessado. Nada disso! Existem também vantagens que podem ser adaptadas conforme as exigências do trabalho, como os prazos mais rigorosos de entrega de determinadas cargas.

Comunidade apoiadora

O senso de comunidade dos caminhoneiros é impressionante. Todos se ajudam das mais variadas formas para criar um segmento cada vez mais seguro, desenvolvido e vantajoso. Na verdade, o que motiva esse sentimento é a própria solidão que tende a ser parte frequente do trabalho.

Ao se encontrarem, eles sempre fazem o máximo para ajudarem uns aos outros. Isso pode ser tanto em uma situação positiva quanto em problemas na estrada. Ou seja, assim que você se deparar com um problema, dificilmente vai enfrentá-lo sozinho.

Quais são as melhores estratégias para ganhar dinheiro com caminhão?

Ganhar dinheiro com caminhão não é uma tarefa que podemos chamar de fácil, mas, quando gerenciada estrategicamente, pode compensar bastante e transformar a sua vida profissional. Todo o processo inclui situações como negociar preços justos, gerenciar faturamento e conseguir os fretes.

São etapas trabalhosas, mas que com o tempo permitem que o caminhoneiro que coloca a mão na massa crie sua própria rotina personalizada, entendendo o que vale a pena para a sua visão do ofício. No entanto, o grande segredo, aqui, é conhecer todas as formas de monetizar os serviços, aproveitar o seu veículo da melhor forma possível e ter mais qualidade de vida.

Aplicativos de frete

Muito populares entre os caminhoneiros autônomos, os aplicativos de frete permitem encontrar os clientes que precisam desse tipo de serviço em um único lugar. A empresa interessada anuncia a carga com as informações de data, hora e local. A partir disso, recebe as propostas de frete dos caminhoneiros cadastrados.

Transporte de cargas sensíveis

As cargas consideradas sensíveis ou perigosas apresentam mais valor agregado no preço do seu frete. Em consequência disso, oferecem margem de lucro acima da média para o caminhoneiro. Entre os principais exemplos estão produtos inflamáveis, químicos e gás natural.

No entanto, para realizar esse tipo de serviço torna-se obrigatório cumprir as exigências da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Sendo a principal delas a aprovação no curso para condutores de transporte de produtos perigosos. Além disso, é necessário ter documento fiscal com as informações da mercadoria.

Caminhão agregado

Esta é uma boa opção para o caminhoneiro autônomo porque permite trabalhar de forma fixa para uma empresa com fretes previamente acordados. Com isso, fica mais simples criar uma relação de confiança com contratantes sem precisar de vínculos empregatícios.

Outra dica interessante é procurar fretes de retorno, o que faz toda a diferença na hora de pagar as despesas de volta para a casa e impulsiona o faturamento.

Adaptações aos tipos de cargas

Outro ponto que deve ser considerado é a necessidade de se preparar para transportar cargas e entender qual dos tipos se encaixa com suas possibilidades. Por exemplo, as cargas vivas exigem um tipo de caminhão bastante específico, como o truck ou carreta, que tenha sistema de ventilação e de controle de temperatura para preservar o bem-estar dos animais.

Em alguns casos, inclusive, o motorista precisa ter sido aprovado cursos voltados para o trabalho que será realizado, o que contribui significativamente para o aumento das oportunidades na construção desse tipo de carreira. Vale destacar, ainda, o funcionamento da logística da vida do caminhoneiro que escolhe atuar com transporte de cargas em diferentes tipos de regimes.

O que acontece é que existem muitas restrições impostas em determinados estados relacionadas à circulação de caminhões no perímetro urbano. E isso torna o dia a dia um tanto quanto imprevisível, com a possibilidade de precisar ficar parado durante um longo período até conseguir a liberação para entrar em determinados pontos das cidades com os produtos.

Como se tornar um caminhoneiro de forma legal?

O processo para se tornar um caminhoneiro legalmente começa ao resolver todas as obrigações burocráticas. Especialmente em relação à habilitação que deve ter a categoria C, D ou E. Para isso, é preciso ter mais de 21 anos de idade como requisito para ingressar neste tipo de permissão para guiar caminhão.

São categorias bastante específicas destinadas aos veículos de carga. Por exemplo, a C permite que o condutor dirija veículos acima de 3.500 kg. Já a categoria D está destinada ao transporte de passageiros em veículos de mais de oito lugares e a E inclui veículos de reboque ou articulados.

Curso CVTC

O segundo passo é procurar pelo curso obrigatório CVTC. Na prática, é o Curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte de Cargas (CVTC). Ele pode ser feito em autoescolas credenciadas pelo DENATRAN.

Certificado CAP

A terceira etapa envolve o Certificado CAP (Certificado de Aptidão Profissional), exigido para todos os motoristas de veículos de carga e transporte de pessoas. Portanto, é fundamental realizar um curso específico e ser aprovado no exame final que oferece a certificação.

RNTRC

É necessário também ter o registro no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Carga. Trata-se de um procedimento obrigatório para todos os caminhoneiros que desejam atuar no transporte rodoviário e precisam de garantias trabalhistas. Dessa forma, é recomendado estar em dia com as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Como escolher um caminhão ideal?

Passado todo o período de certificação, chega o momento de escolher o caminhão ideal para ingressar nesse modelo de serviço. O principal ponto, aqui, é que não existe exatamente uma resposta certa. Encontrar o melhor tipo de caminhão depende do serviço que você quer realizar, o orçamento disponível no momento, suas prioridades e o tipo de rota que será percorrida com frequência.

Vale pensar também nos custos de proprietário conforme o modelo escolhido. Isso engloba questões da manutenção do veículo, como seguro, consumo de combustível, impostos, peças, vistoria em oficina, entre outros detalhes. Mas não importa qual seja o seu objetivo inicial como caminhoneiro, escolha uma marca considerada referência no mercado e que tenha opções flexíveis, de alta potência e seguras.

Agora ficou claro como ganhar dinheiro com caminhão e definir estratégias personalizadas conforme o segmento de atuação. O mais importante é viver a experiência deste tipo de serviço na prática. A partir disso, o caminhoneiro consegue identificar melhor quais são as necessidades que o seu tipo de trabalho exige no veículo e adaptá-lo de forma eficiente.

Gostou das informações do artigo? Então, aproveite e leia mais conteúdos como esse no Blog da Mercedes para tirar suas ideias do papel.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *