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Escapamento do caminhão: saiba como funciona esse sistema

Caminhoneiro

O escapamento do caminhão é um sistema fundamental para que o seu caminhão funcione. Porém, muitas vezes ele é subestimado e até pouco conhecido pelos caminhoneiros.

Responsável por conduzir os gases de escape gerados pela queima de combustível para fora do motor e reduzir os níveis de ruído produzidos durante esse processo, o sistema de escapamento precisa da sua atenção, especialmente com relação às manutenções.

Neste texto, explicarei como funciona o sistema de escapamento, sua importância para o desempenho do caminhão e os principais elementos que o compõem. Assim, você conseguirá identificar mais fácil quando tiver algum problema, além de reduzir a poluição e o impacto sonoro.

Vamos lá?

Função do sistema de escapamento

O sistema de escapamento do caminhão tem três funções principais: direcionar os gases da queima de combustível para fora do motor, reduzir o ruído e filtrar as substâncias nocivas antes de sua liberação para a atmosfera.

Primeiro, entenderemos como funciona o direcionamento dos gases resultantes da queima de combustível. Eles são um produto da combustão que se inicia com o calor gerado pela reação química entre o combustível e o oxigênio.

Essa reação libera energia na forma de calor e luz, fazendo com que o veículo se movimente. Porém, a combustão, também libera gases como os Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO), Dióxidos de Carbono (CO₂), Hidrocarbonetos e Material Particulado.

Esses gases são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Somado a isso, eles irritam as vias respiratórias, aumentam o risco de surgimento de doenças pulmonares, causam sintomas como dor de cabeça, tontura, náusea e fadiga.

O escapamento ajuda a eliminar esses gases na atmosfera, porém, antes da liberação, ele realiza um processo de filtragem — que é a segunda função desse sistema.

Por meio dessa peça, chamada de conversor catalítico, e do filtro de partículas (DPF), esses produtos das reações são filtrados para reduzir a emissão de poluentes. Ele faz isso por meio de uma reação química que utiliza um catalisador, normalmente composto por metais como ródio, platina ou paládio.

Por fim, temos a terceira função do sistema que é a redução do ruído. Por meio de componentes como o silenciador, o som das explosões no motor é abafado, proporcionando uma experiência de condução mais agradável e silenciosa.

Componentes do sistema de escapamento

O sistema de escapamento de um caminhão é composto por vários componentes que trabalham em conjunto, e cada peça tem um papel muito importante. Vamos descobrir quais são elas? Veja a seguir!

Coletor de escape

O coletor de escape, como o nome sugere, realiza a coleta dos gases de escape dos cilindros do motor. Feito de material resistente à alta temperatura, pode ter a forma de um tubo único ou ser uma ramificação de tubos.

Tubo de escape

O tubo de escape transporta os gases de escape do coletor para o catalisador, razão pela qual está conectado ao coletor de escape e catalisador. Ele geralmente tem o formato cilíndrico, semelhante ao coletor, e é bem resistente à corrosão.

Catalisador

O catalisador você já conhece. É a peça que filtra os gases e os transforma em menos poluentes e prejudiciais à saúde, reduzindo o impacto ambiental e evitando um impacto ainda mais negativo no ar.

Sensor de oxigênio

Este sensor monitora a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape, enviando as informações para a ECU (unidade de controle de motor) do veículo. Além disso, também tem a função de misturar ar e combustível, otimizando o processo de combustão.

Silenciador

O silenciador é outro componente familiar, que tem a função de reduzir os ruídos gerados pelo sistema de escapamento. Ele tem uma câmara interna com material absorvente de som, que consegue absorver as ondas sonoras, diminuindo o ruído produzido.

Ponteira de escape

Por fim, a ponteira de escape direciona os gases para fora do veículo, encerrando o ciclo de eliminação que ocorre repetida e continuamente enquanto o motor estiver realizando o processo de combustão.

Processo de filtragem e redução de emissões

Você já sabe quais as peças são responsáveis por fazer a filtragem das emissões, incluindo as sonoras. Ainda assim, é importante que você entenda bem como cada um funciona para saber identificar as fontes dos problemas enquanto estiver na estrada.

Afinal, nem sempre será possível levar o caminhão a uma oficina e você pode ter que segurar as pontas até conseguir ajuda profissional. Então, vale a pena prestar atenção na explicação que preparei abaixo.

Filtragem primária

O primeiro componente a tratar os gases expelidos pelo motor é o silenciador, que age como um filtro acústico, dissipando a energia sonora e reduzindo o ruído do escapamento. Por dentro, ele tem câmaras e tubos perfurados que promovem a expansão e a absorção das ondas sonoras, diminuindo sua intensidade.

Assim que sai do silenciador, o catalisador faz a conversão dos materiais poluentes em nitrogênio (N2) e água (H2O). Isso acontece por uma série de reações químicas catalisadas por metais preciosos como platina, ródio e paládio presentes no interior do catalisador.

Filtragem secundária

O material poroso gerado pelo motor é composto por fuligem, cinzas e outros elementos sólidos. Para evitar seu acúmulo, o filtro de partículas (DPF) captura os resíduos em sua estrutura, permitindo que apenas os gases limpos passem adiante.

Na sequência, filtro de redução seletiva catalítica (SCR) usa um agente líquido que é injetado no sistema de escape a uma temperatura específica, onde reage com o NOx na presença de um catalisador, resultando na redução da poluição.

Monitoramento e regeneração

Como você viu brevemente na descrição das peças, os sensores monitoram a temperatura, pressão e fluxo dos gases de escape para garantir o funcionamento eficiente do sistema de filtragem. Contudo, o DPF e o SCR podem precisar de regeneração periódica para remover as partículas e NOx acumulados.

A regeneração do DPF ocorre automaticamente com a elevação da temperatura dos gases de escape, enquanto a regeneração do SCR pode ser realizada por meio da injeção de aditivo ou aumento da temperatura do sistema.

Para garantir o funcionamento adequado e eficiência do catalisador na redução de emissões, é necessário realizar a manutenção adequada do sistema de escapamento por meio de revisões periódicas. E isso deve ser feito por um profissional capacitado, beleza?

Você não deve esperar a necessidade de uma manutenção corretiva para buscar o suporte de uma oficina mecânica. O caminhão deve passar por manutenções para se ver todas as peças estão funcionando corretamente e evitando o surgimento de problemas enquanto estiver na estrada.

Vale dizer também que abastecer seu caminhão com combustíveis de qualidade e procedência ajuda a manter o sistema em funcionamento, já que as impurezas presentes em combustível de baixa qualidade podem danificar o catalisador.

Problemas comuns

Como toda peça presente em um caminhão, o sistema de escapamento também pode apresentar diversos problemas ao longo do tempo. Eles incluem desde vazamentos simples até corrosões, obstruções e danos no catalisador. Veja só:

  • vazamentos: os sinais mais comuns são ruídos altos de escapamento, cheiro de gases no interior do veículo, perda de potência e aumento do consumo de combustível. Eles podem ser causados por furos, rachaduras ou juntas desgastadas e a solução, geralmente, é o reparo ou substituição da peça danificada.
  • corrosão: é a presença da temida ferrugem no sistema, gerando ruídos e perda de eficiência. Ela costuma surgir pela exposição prolongada à água, sal e outros agentes corrosivos. Além de reparo ou substituição da peça, realizar a aplicação de produtos anticorrosivos ajuda bastante;
  • obstruções: são identificadas por meio de sinais como a perda de potência, dificuldade de partida e ruídos de escapamento. O acúmulo de detritos ou peças danificadas são as duas principais razões do surgimento desse quadro. Neste caso, é necessário remover o agente obstrutor e limpar todo o sistema;

O uso de combustível de baixa qualidade, superaquecimento e vibrações excessivas são as causas mais comuns de todos os problemas que citei acima. Normalmente, a substituição é o melhor caminho, já que garante a integridade total das peças.

Formas de manutenção

A manutenção preventiva é a melhor estratégia para manter tanto o sistema de escapamento quanto todos os sistemas. E isso vale para o eixo cardan, sua cabine e para qualquer outro componente do veículo.

Independentemente do tipo de caminhão, esse cuidado trará segurança, reduzirá os seus gastos com combustível e outras despesas, contribuindo para o aumento da vida útil do motor e valorização. Porém, amigo caminhoneiro, reforço que o melhor meio de fazer isso é contar com um profissional capacitado. Assim, você evita dores de cabeça e prejuízos.

Como você viu, o sistema de escapamento é muito importante para o funcionamento da sua máquina. Ele é responsável por conduzir os gases de escape gerados durante o processo de combustão para fora do motor, garantindo que sejam expelidos de forma segura e eficiente.

Somado a isso, o sistema contribui para a redução do ruído produzido, tornando a operação do caminhão mais silenciosa e confortável tanto para o motorista quanto para os ocupantes do veículo e para as pessoas que estão ao redor.

Realize inspeções regulares e boas práticas de manutenção preventiva do sistema de escapamento do seu caminhão, incluindo a verificação de vazamentos, a substituição de componentes desgastados e a limpeza de resíduos acumulados.

Lembre-se de que investir na manutenção assegura o bom funcionamento do veículo e também contribui para a segurança, o conforto e a eficiência operacional a longo prazo. Dessa forma, seus dias na estrada serão mais seguros e você poderá trabalhar com muito mais eficiência.

Gostou de conhecer mais sobre o escapamento? Aproveite para aprofundar o seu conhecimento sobre motores com o artigo:”Motor de caminhão: entenda como funciona, quais cuidados tomar e as opções disponíveis“.


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