O eixo cardan é um componente de nomenclatura simples, mas com uma função complexa e vital para o funcionamento dos veículos. Localizado abaixo da carroceria, entre as rodas, desempenha o papel de transmitir a potência gerada pelo motor para as rodas.
Apesar de parecer uma tarefa simples, a função é desafiadora, especialmente para os veículos de carga que transitam em terrenos irregulares. Quanto mais intenso for o balanço traseiro, maior será o desempenho da peça para transmitir força sem que o caminhão perca a potência.
Conhecer mais sobre a peça, suas funções e como mantê-la é importante para economia e segurança do caminhoneiro. Pensando nisso, desenvolvi este texto. Posso contar com a sua leitura até o final?
O que é eixo cardan?
Como falei ali em cima, o eixo cardan é o elemento que transmite a energia do motor para o eixo diferencial. Por sua vez, o eixo diferencial transmite essa potência para as rodas, fazendo o veículo funcionar.
Esse movimento é muitíssimo importante nas curvas, quando o conjunto de rodas dos veículos gira de maneira diferenciada. Aliás, você sabia que quando um caminhão faz curva, as rodas não giram do mesmo jeito?
Continuando, veja outros pontos importantes sobre o eixo cardan para a locomoção do caminhão:
- durabilidade — desenvolvido com materiais de alta qualidade para não falhar facilmente, suportando a pressão de grandes cargas;
- economia — por equilibrar as vibrações que ocorrem durante a operação do veículo, reduzindo o desgaste das outras peças e aumentando a segurança geral do caminhão.
- eficiência — quando está com a manutenção em dia, a transferência de potência do motor para as rodas propõe uma operação suave e sem desperdício de combustível;
- segurança — projetado para suportar as intensas forças e vibrações, traz segurança para as operações dos caminhões.
Para que o eixo cardan serve?
Recapitulando, a principal função do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas. Sendo assim, é o componente que interfere diretamente na potência do motor, influenciando no desempenho dos caminhões independentemente das condições da estrada.
Por possibilitar uma ampla variação de ângulo, é capaz de se adaptar também às variações de carga. Com isso, o veículo circula de forma mais estável.
Como o eixo cardan funciona?
Nos caminhões e ônibus, o comum é que o sistema seja formado por dois eixos tubulares. Um está conectado ao motor e o segundo ao eixo de tração. Veja aqui o processo e o papel dos cardan na geração de energia e movimentação destes veículos:
- seja um motor de combustão interna, movido a combustíveis como diesel e gasolina, seja um motor elétrico, tudo começa com a geração de energia na fonte motriz;
- a energia gerada pelo motor é transmitida aos outros sistemas de transmissão por meio do eixo cardan;
- essa energia vai até a caixa de câmbio para o caminhoneiro poder conduzir o veículo;
- com a marcha selecionada, a energia é transmitida para o eixo diferencial e, consequentemente, para as rodas do caminhão;
- por fim, o caminhão pode se movimentar.
Quais os componentes do eixo cardan?
Os principais componentes do eixo cardan são:
- cruzeta;
- flange;
- garfo;
- luva;
- mancal central;
- ponteira;
- terminal;
- tubo.
As cruzetas são as estrelas do eixo cardan, unidas aos tubos pelos garfos e flanges. Esse sistema de transmissão de força é chamado de junta universal.
Portanto, se a manutenção do seu caminhão indicar problemas na junta universal do cardan, entenda que se trata de um conjunto de peças, não de um único componente. Infelizmente, isso pode significar um custo maior para arrumar, o que dói no bolso.
Como é feita a manutenção do eixo cardan?
Minhas expectativas para você melhorar a relação com seu caminhão, aumentar a economia no rodar e potencializar seus ganhos por meio desse cuidado são altas! Pensando nisso, vou te contar agora como acontece os principais processos de manutenção do eixo cardan.
Lubrificação
A lubrificação dos componentes do cardan é fundamental para a sua durabilidade. Sem lubrificação adequada, ele pode apresentar desgaste antes do tempo, antecipando a troca.
Realizada segundo a recomendação do fabricante e com a graxa adequada, resistente à alta temperatura e à água, a lubrificação é feita por meio de bomba manual e pincel. Dependendo da intensidade da carga, número de viagens e condições necessárias, pode ser necessário lubrificar o componente frequentemente.
Para saber qual a frequência ideal, consulte o manual do caminhão e tire as suas dúvidas com um mecânico especialista. As lojas do fabricante podem ajudar nesse sentido. Faça uma visitinha e não tenha vergonha de perguntar tudo.
Inspeção visual
Um mecânico competente, atento e que entenda sobre os processos do seu fabricante faz uma inspeção visual simples, mas muito útil e eficiente para indicar problemas. Vou te contar o que costuma acontecer e, assim, você consegue acompanhar e monitorar de perto.
Se der problema na estrada, você também pode dar uma olhada por conta própria antes de seguir para a oficina mais próxima. Eu não quero isso, nem você, mas pode ser necessário. Por isso, confira como realizar uma inspeção básica:
- o caminhão deve estar estacionado em uma superfície plana e segura. Este é o primeiro passo em qualquer situação. Cuidado com estradas mal sinalizadas, principalmente à noite;
- acione o freio de estacionamento e verifique se as rodas estão realmente bloqueadas;
- veja no manual do fabricante se é preciso remover algum tipo de proteção para acessar o eixo cardan por completo;
- pegue uma lanterna e verifique cada pedacinho do eixo cardan, suas peças e juntas. Nesse momento, você vai procurar por desgastes, vazamentos de lubrificante, trincas, pontos de corrosão;
- dê uma conferida se as juntas e conexões estão bem apertadas;
- gire o eixo para identificar se há folgas nas juntas, que devem estar lubrificadas;
- confira se as juntas estão alinhadas umas com as outras. O ângulo deve ser sempre reto.
Antes de colocar a proteção novamente, faça a inspeção no acessório também. Rasgos, trincos e outros danos podem interferir na lubrificação do eixo. Por fim, relate ao mecânico tudo o que foi observado.
Balanceamento
O balanceamento é uma etapa fundamental da manutenção do eixo e já vou te adiantar que não dá para fazer sozinho. É necessário retirar a peça, posicionar em uma máquina e fazer a medição do equilíbrio.
Nada muito diferente de um veículo de passeio normal. O balanceamento deve ser realizado como manutenção preventiva e após grandes impactos, acidentes, reparos ou substituição de componentes.
Como identificar problemas com o eixo cardan?
A boa notícia é que, dependendo do problema, o cardan pode ser apenas lubrificado ou trocado por completo. Isso já traz uma folga para o bolso.
Observar atentamente seu caminhão pode antecipar os problemas, facilitando a troca entre viagens, aumentando a segurança, evitando que você fique na estrada ou tenha que gastar rios de dinheiro com o conserto. Veja os principais pontos de atenção.
Folgas
As folgas no eixo cardan podem ser percebidas por ruídos incômodos, mas, se identificadas a tempo, a solução pode ser apenas a lubrificação. No entanto, se ignorar as folgas, o risco de danificar outras partes do caminhão aumenta muito.e
Outros fatores que devem ser considerados são a falta de limpeza adequada, sobrecarga do caminhão e uma má instalação do eixo. A manutenção regular é essencial para evitar problemas mais sérios originados pela folga, garantindo o bom funcionamento e afastando casos mais sérios.
Ruídos
Qualquer ruído notado nas estradas pode significar problemas e falta de manutenção do eixo cardan do caminhão, já que o componente foi desenvolvido para atuar silenciosamente. Além da folga, os ruídos podem ser sintomas de:
- componentes soltos, danificados, empenados ou deformados;
- desgaste das juntas;
- eixo desalinhado;
- falta de lubrificação ou balanceamento;
- instalação inadequada.
Perceba que todos esses problemas estão relacionados à folga do eixo. Isso reforça a importância da manutenção periódica e adequada desses e outros componentes do caminhão.
Vibrações
Você não está ouvindo um barulho, mas tem a nítida impressão de que o caminhão está com algum componente entre as rodas vibrando? Pode ser sinal de problemas no cardan!
Geralmente, as vibrações estão relacionadas a questões na instalação do componente, um defeito que pode ser de fábrica. A situação ressalta a importância de investir em peças de qualidade, mecânicos, oficinas autorizadas e especializadas na marca do seu caminhão.
Agora você chegou ao fim do conteúdo sobre o que é eixo cardan e entendeu sua importância para o bom funcionamento do caminhão. Por aqui, você pôde aprender um pouco mais sobre como a energia circula pelo veículo, desde o momento em que sai do motor até chegar às rodas.
Quando está com a manutenção em dia, o componente se adapta às estradas, garantindo estabilidade independentemente das condições do terreno, volume de carga e velocidade. Identificar problemas antecipadamente é essencial para manter essa condição.
Esperamos que estas informações tenham ajudado você a continuar cuidando do seu caminhão da melhor forma, viajando em segurança e garantindo um veículo conservando. O eixo cardan, assim como as demais peças, são essenciais para uma condução tranquila e confiável.
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