Showroom Virtual

Ver ofertas
distância de seguimento

Distância de seguimento: o que é e como funciona?

Caminhoneiro

A distância de seguimento é muito importante para os motoristas dirigirem com mais segurança. Por isso, você não pode abrir mão disso ao entrar no seu caminhão! Apesar de ser muito confundida com a distância de frenagem, as duas não são a mesma coisa.

Vou explicar para você o que é a distância de seguimento no trânsito, como funciona, qual a sua importância, além de tratar da diferença entre a distância de seguimento e a de frenagem, trazendo dicas para aplicar o conceito de forma eficiente.

Continue comigo e aprenda e ter mais segurança ao dirigir seu caminhão!

O que é distância de seguimento?

A distância de seguimento é o espaço que um veículo deve manter em relação ao automóvel à sua frente para garantir uma condução segura. Ela é fundamental para evitar colisões caso o motorista à frente precise frear rapidamente ou bata em algo que você não consiga ver.

A importância dessa medida

Manter um espaço seguro do carro da frente vai permitir a você ter tempo suficiente para reagir a situações inesperadas. Dessa maneira, a distância de seguimento certa consegue prevenir acidentes de trânsito causados por frenagens bruscas.

Qual a diferença entre a distância de seguimento e a distância de frenagem?

Agora que você já está um pouco mais a par do assunto, vou explicar melhor as diferenças entre os dois conceitos que geram muitas dúvidas entre os motoristas. Confira!

Distância de frenagem

A distância de frenagem é a área percorrida por um veículo desde o momento em que você pisa no pedal do freio até o caminhão parar completamente.

Distância de seguimento  

Já a de seguimento é o espaço que um veículo deve manter do carro da frente para evitar uma batida. Portanto, ela é sempre maior que a distância de frenagem, pois vai incluir o seu tempo de reação.

Como calcular a distância de seguimento?

Não há uma metragem estipulada por lei, mas há métodos para calcular o espaço de segurança entre dois veículos. Isso leva em conta muitos fatores, como a velocidade do caminhão, as condições da estrada, o tempo de reação do condutor e o clima no momento da sua reação. 

Ainda assim, uma estratégia aponta para um veículo de distância para cada 20 km/h de velocidade, por exemplo:

  • se você está a 80km/h, divida este valor por 20, o resultado será 4;
  • portanto, seu caminhão precisa se manter afastado, do carro da frente, a um espaço igual a 4 veículos.

Isso pode parecer muito, mas considera a inércia após uma frenagem (o movimento do carro para frente, depois de você pisar no freio), que é maior conforme a alta velocidade.

Outra estratégia eficaz é a regra dos dois segundos. Você deve manter uma distância do veículo da frente que leve pelo menos dois segundos para percorrer até ele.

Para calcular isso, escolha um ponto fixo na estrada (uma placa, um imóvel marcante, uma árvore ou outra referência) e conte pausadamente dois segundos para chegar até o local, depois que o carro à frente passou por lá.

Algo mais confiável é usar números que, por extenso, têm mais sílabas, como “setenta e um, setenta e dois”, o que vai levar mais tempo e garantir que você contou realmente os dois segundos. Isso resultaria em cerca de 50 metros afastados do automóvel da frente, caso você estivesse a 60km/h.

Com esse intervalo em mente, com certeza você vai obter uma distância de segurança e ter uma reação mais ágil para evitar as possíveis freadas bruscas do veículo à frente.

Como você e eu já sabemos, é muito importante para todos os caminhoneiros e demais motoristas entenderem o que é a distância de seguimento, como funciona e calculá-la corretamente para aplicá-la. Lembre-se de que sua segurança vem sempre em primeiro lugar!

Leia outros conteúdos sobre o tema no blog e confira o nosso canal no YouTube!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *