Showroom Virtual

Ver ofertas
Como recorrer da multa de trânsito: confira o passo a passo!

Como recorrer da multa de trânsito: confira o passo a passo!

Caminhoneiro

Olá, colega de estrada! Sabemos que a vida nas rodovias tem muitos obstáculos, e um dos que podemos encontrar, sem dúvida, são as multas de trânsito.

Pode ser aquela surpresa nada agradável vinda pelos Correios ou, até mesmo, o encontro indesejável com um agente de trânsito. Isso soa familiar? Neste texto, vamos desbravar esse universo e entender como recorrer da multa de trânsito.

Vamos começar entendendo o que são as multas, porque elas existem, o que é e como funciona o recurso e, finalmente, como podemos recorrer de uma autuação de trânsito. Acompanhe!

O que são multas?

São penalidades aplicadas aos condutores que, por algum motivo, desobedeceram às leis de trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é quem define quais atos são considerados infrações e qual valor deve ser pago por cada uma delas.

As infrações podem ser classificadas em quatro categorias: leves, médias, graves e gravíssimas. Cada uma possui um custo diferente e acarreta um número específico de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator.

Porém, é importante entender que a multa não é simplesmente uma punição ou uma maneira de o governo arrecadar dinheiro. Ela serve como um lembrete de que precisamos respeitar as leis de trânsito para garantir a segurança de todos que compartilham as estradas ou as ruas com a gente.

Por que as multas de trânsito foram criadas?

Imagine um mundo onde as regras de trânsito não existem. Motoristas fazendo ultrapassagens perigosas, sem respeito aos sinais de trânsito ou dirigindo a velocidades imprudentes por não terem um piloto automático com limitador.

Tudo isso parece assustador, não é mesmo? É exatamente para prevenir esse cenário caótico que as multas de trânsito foram criadas. Elas são um instrumento crucial para garantir a redução de acidentes, e o seu objetivo é desencorajar comportamentos perigosos e manter a segurança e a fluidez do trânsito.

Ou seja, as multas ajudam a garantir que os condutores sigam as regras e normas estabelecidas. Além disso, é importante lembrar que elas não são apenas uma forma de punição — as multas de trânsito também têm um importante papel educativo.

Quando uma pessoa recebe uma penalidade, é natural que ela reflita sobre a infração cometida, o que pode levar a uma mudança de comportamento, incentivando esse motorista a ser mais cauteloso e a respeitar mais as regras de circulação.

Quando encaradas de forma positiva, fica claro que as aplicações de penas são mais do que “se ajoelhar no cantinho da disciplina”. As normas são um lembrete de nossa responsabilidade coletiva de garantir um trânsito seguro para toda a comunidade.

Vale lembrar, também, que a prudência ao volante, além de evitar acidentes, ajuda a:

  • reduzir o consumo de combustível;
  • preservar peças fundamentais dos veículos;
  • combater o estresse de motoristas e pedestres;
  • melhorar o ambiente do trânsito todo.

O que é o recurso de multa?

“Recurso de multa” pode parecer um termo complexo, mas não é nada além de uma ferramenta jurídica ao alcance de todos, que foi projetada para garantir a justiça e a equidade no sistema de trânsito.

Quando falamos em recorrer de uma multa, estamos nos referindo ao direito que toda pessoa tem de contestar uma autuação de trânsito que acredita ser indevida. A garantia de defesa é fundamental em um estado de direito. Assim, todas as pessoas têm a oportunidade de apresentar os seus argumentos e evidências antes de serem penalizadas.

O recurso de multa funciona como uma ponte entre o cidadão e o órgão responsável pela aplicação da pena, permitindo que a pessoa argumente, forneça evidências e, assim, tente provar que a infração pela qual foi multada não ocorreu, ou que houve algum tipo de erro no processo de aplicação da multa.

Vale ressaltar que o objetivo do recurso não é simplesmente permitir que as pessoas não paguem as multas. Ao contrário, ele é um mecanismo que garante que o sistema de penalidades de trânsito seja aplicado de maneira justa e precisa.

Portanto, o recurso de multa é uma forma de diálogo entre você e as autoridades de trânsito. É a sua chance de explicar o que realmente aconteceu e buscar uma revisão da decisão inicial de aplicar a multa. Seja por erro, inconsistência nos dados ou, até mesmo, a aplicação indevida da penalidade, o recurso de multa é um importante mecanismo de defesa ao seu dispor.

Uma dica extra: instalar um câmbio automatizado pode aumentar a sua concentração no trajeto e também melhorar a estabilidade do seu veículo — uma ferramenta importante para prevenir possíveis multas!

Como funciona o recurso de multa?

Para você saber como recorrer de uma multa de trânsito, é essencial entender cada etapa desse processo, que é dividido em três fases distintas:

  1. defesa prévia;
  2. recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari);
  3. recurso no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) ou no Conselho de Trânsito do Distrito Federal e Entorno (CONTRANDIFE).

Primeiro, vamos falar sobre a defesa prévia. Nessa etapa inicial, o condutor tem a oportunidade de identificar e apontar possíveis erros formais que possam ter ocorrido durante a emissão da multa.

As alegações iniciais podem incluir inconsistências nas informações fornecidas, erros de digitação, falta de clareza nas acusações e qualquer outra irregularidade que possa ter acontecido. Essa é a sua primeira linha de defesa, e serve para corrigir possíveis erros administrativos.

Mas se a defesa prévia for negada, não é o fim do caminho. Ainda existe a possibilidade de recorrer à Jari. Ela é uma espécie de tribunal administrativo que tem a função de analisar os recursos e decidir se a multa deve ser mantida ou não. Esse é o seu segundo nível de defesa, e permite que você apresente argumentos mais substanciais sobre o ocorrido.

Por último, se o recurso na Jari também for negado, ainda existe a possibilidade de recorrer ao Cetran ou ao CONTRANDIFE. São instâncias superiores de recurso que revisam os casos e podem decidir de forma diferente das instâncias anteriores. Essa é a sua última chance de reverter a multa.

Resumindo, o processo de recurso de multa é uma sequência de oportunidades para que você, motorista, possa se defender e buscar justiça no caso de multas que considera injustas ou indevidas. É uma prova da transparência e do compromisso com a justiça do sistema de trânsito brasileiro.

Cada etapa do procedimento recursal é uma nova chance para você provar a sua inocência ou apontar erros no processo de emissão da multa.

Vale lembrar que uma das melhores defesas é ter atenção redobrada nas estradas, para evitar penalidades. Uma outra boa forma de não receber multas é fazer a manutenção constante do seu carro. Manter os faróis originais de fábrica funcionais e sem variação na luminosidade, por exemplo, pode evitar dores de cabeça em possíveis inspeções realizadas pelos agentes de trânsito.

Como recorrer da multa de trânsito?

Finalmente, chegamos à parte mais aguardada: o passo a passo de como recorrer de uma multa de trânsito. Esse é o processo em que você pode exercer o seu direito de defesa e, potencialmente, ter a multa revogada. Veja só!

1. Verifique a notificação de autuação

A primeira coisa que você deve fazer ao receber uma multa é verificar cuidadosamente a notificação de autuação. Isso inclui conferir se todos os dados estão corretos — como a descrição da infração, a data e o local do ocorrido, além do veículo e do condutor. Se houver algum erro na notificação, ele já pode ser um motivo para a multa ser anulada.

2. Apresente a defesa prévia

Caso tenha identificado algum erro na notificação de autuação ou se acredita que a multa é injusta, o próximo passo é apresentar a defesa prévia. Aqui, você pode apontar as inconsistências ou apresentar evidências que mostram que a infração não ocorreu da maneira descrita na notificação.

3. Entre com o recurso na Jari

Se a defesa prévia for indeferida, ou seja, se a sua solicitação inicial for negada, o próximo passo é entrar com um recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Ela é formada por um grupo de especialistas em trânsito que avaliarão o seu recurso de maneira imparcial.

Na Jari, você terá a oportunidade de apresentar argumentos mais robustos e aprofundados, além de fornecer novas evidências, se necessário.

4. Entre com o recurso no Cetran ou no CONTRANDIFE

Caso o recurso na Jari seja negado, não se desespere. Ainda resta uma última chance: o recurso ao Conselho Estadual de Trânsito ou ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal e Entorno. Nesse estágio, o caso é revisado novamente e existe a possibilidade de a decisão anterior ser revertida.

Lembre-se que em todas as etapas do processo é fundamental apresentar argumentos claros, consistentes e provas convincentes que possam comprovar a sua defesa. Além disso, o simples ato de recorrer de uma multa de trânsito não garante que a penalidade será anulada, mas um recurso bem elaborado e fundamentado pode aumentar significativamente as suas chances de sucesso.

É importante mencionar que, embora o processo possa parecer intimidador, você não está só. Existem profissionais especializados em direito de trânsito que podem ajudar em cada etapa desse processo, garantindo que você tenha a melhor defesa possível.

Por fim, embora seja importante conhecer os seus direitos e saber como recorrer da multa de trânsito, a melhor maneira de evitar as penalidades é respeitar as leis. Lembre-se, motorista, de respeitar também a Lei do Descanso. Dirija com cuidado e mantenha a sua segurança na estrada!

Esse conteúdo ajudou você a se preparar para as possíveis surpresas das leis de trânsito? Para saber mais, leia outros textos como este no Blog da Mercedes-Benz.


Deixe um comentário




    Cadastre seu número para receber as últimas novidades e enviar sugestões ou perguntas.

      caminhões

      Cadastre seu email para receber a nossa newsletter

        Política de Privacidade

        Nós, da Mercedes-Benz do Brasil Ltda., doravante denominada “MBBras” ou “Nós”, somos referência na produção de veículos comerciais (“Produtos”), além de prestarmos uma variedade de serviços exclusivos para garantir a qualidade dos nossos Produtos (“Serviços”). Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos usuários e clientes garantindo a melhor experiência com nossos Produtos e Serviços.

        Desenvolvemos esse documento em atenção à privacidade e proteção dos dados de nossos usuários e clientes (“Você”). Quando Você acessar ou interagir com os nossos websites (“Plataformas”) ou utilizar os nossos Produtos e Serviços, poderemos guardar algumas informações (“Dados” ou “Dados Pessoais”) sobre Você. Elaboramos esta Política de Privacidade (“Política”) com o intuito de esclarecer como seus Dados Pessoais podem ser coletados, usados, compartilhados e armazenados pela MBBras.

        Ao utilizar os nossos Produtos e Serviços, acessar ou interagir com as nossas Plataformas ou, quando solicitado, concordar de forma afirmativa com o uso dos seus Dados Pessoais para cada uma das finalidades por Nós aqui descritas, Você estará ciente e em total acordo com o modo como utilizaremos as suas informações e os seus Dados Pessoais, conforme descrito nesta Política. Caso tenha dúvidas ou questionamentos sobre esta Política, entre em contato conosco para que possamos prestar os esclarecimentos necessários e, assim, melhorar nossos Produtos e Serviços.

        1. Como usamos os seus Dados Pessoais?

        A quantidade e o tipo de informações coletadas pela MBBras variam conforme o uso que Você faz das nossas Plataformas, Produtos e Serviços. Coletaremos diferentes Dados caso você seja um cliente ou um admirador de nossos Produtos e Serviços, preencha algum formulário para receber novidades, participe de algum evento ou promoção, ou se Você estiver apenas visitando as nossas Plataformas para procurar mais informação sobre nossos Produtos e Serviços.

        Para tornar mais acessível essas diferenças, listamos abaixo algumas finalidades para as quais seus Dados podem ser utilizados dependendo do tipo de Produto/Serviço que Você utiliza, para que Você possa entender o que se aplica especificamente a Você:

        1. Website Principal da MBBras

        Se Você acessa nosso website principal, pode ser que alguns Dados sejam coletados sobre Você. Nesse caso, coletaremos e utilizaremos seus Dados Pessoais da forma apresentada abaixo, com amparo nas seguintes bases legais:

        FinalidadeDados PessoaisBase Legal
        Acesso aos websites (funcionamento do website, estatísticas de uso e marketing)IP, data e hora de acesso, cookies, geolocalização, duração da visita e páginas visitadas. Obs.: Para mais detalhes sobre cookies, conferir o nosso Aviso de Cookies no website www.mercedes-benz.com.brLegítimo Interesse | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória
        Envio de ofertas de produtos/serviços  Informações fornecidas na compra de um produto ou serviço: nome, e-mail, telefone, e produto/serviço adquirido.    Legítimo interesse
        Central de Relacionamento com o Cliente e OuvidoriaNome, e-mail, telefone, CPF, CEP residencial, CEP comercial, telefone, comentários.Consentimento | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória
        Cadastro no website para envio de informações (p. ex.: Newsletter e SMS)  Nome, CPF, e-mail, CEP residencial, CEP comercial, telefone de contato (residencial, comercial e celular), segmento (ônibus ou caminhão), profissão ou atividade predominantes, hobby ou finalidade para o uso do veículo e tipo de carga (caminhão e ônibus), pesquisa de interesse sobre a marca e senha.Consentimento
        Verificação de RecallNúmero do chassi.Cumprimento de obrigação legal ou regulatória
        Aba para acesso a informações de Concessionários e Oficinas AutorizadasCEP, estado, cidade, tipo de produtos e serviço e segmento de produto.Consentimento

        1.2. Produtos e Serviços

        Em alguns casos, trataremos seus Dados de modos diferentes de acordo com os seus interesses em nossos Produtos e Serviços, conforme tabelas abaixo.

        Caso Você seja um consumidor do nosso segmento de caminhões e/ou de ônibus, além das informações do item 1.1 acima, serão coletados Dados para as principais atividades de tratamento descritas abaixo:

        FinalidadeDados PessoaisBase LegalSegmento de Produto
        Central de Relacionamento com o Cliente e OuvidoriaNome, e-mail, telefone, país e estado, gênero, CPF, data de nascimento, e-mail, CEP residencial, CEP comercial, telefone, horários em que deseja ser contatado, quantidade de veículos em seu domicílio, comentários e tipo de contato.Consentimento | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória      Caminhões e Ônibus
        Pesquisas de SatisfaçãoNome, telefone, e-mail, CNPJ/CPF, veículos de sua propriedade, descrição do atendimento, gravação da ligação (quando respondido por telefone). Obs.: em alguns casos, a pesquisa pode ser respondida de forma anônima.Legítimo interesse | Consentimento      Caminhões e Ônibus
        Pesquisas de MercadoNome, telefone, e-mail e informações sobre a frotaLegítimo interesse | Consentimento  Caminhões
        FleetboardDados do Motorista do veículo (consumo de combustível e desgastes de peças) e CNH.Legítimo Interesse | Execução de Contrato  Caminhões
        Faturamento direto ao consumidor final - pessoa físicaNome completo, endereço, e-mail, produto.Execução de Contrato | Cumprimento de obrigação legal ou regulatória  Caminhões e Ônibus
        Convite para participação em eventosNome completo, e-mail, telefone, CPF e endereço completo.Legítimo interesse | Consentimento  Caminhões e Ônibus

        1.3. Dados Sensíveis  

        Dado sensível é qualquer dado pessoal sobre a origem racial, étnica, religião, vida sexual, opinião política, biometria e dados de saúde, entre outros. A MBBras se esforça para minimizar a solicitação e tratamento de tais dados, mas caso isso ocorra serão aplicadas todas as medidas necessárias para o adequado tratamento dos dados sensíveis, conforme requerido pela legislação vigente.

        2. Com quem compartilhamos os seus Dados?

        Poderemos operar em conjunto com outras empresas em diversas atividades, inclusive para hospedagem de dados, analytics e assessoria para campanhas publicitárias. Desta forma, nos reservamos o direito de compartilhar suas informações com os terceiros abaixo indicados. Adotaremos as medidas técnicas necessárias na transferência destes Dados, inclusive exigindo que o terceiro observe e respeite também todas as normas vigentes, preservando todos ao máximo a sua privacidade e a integridade de seus Dados Pessoais.

        Compartilhamento com nossos Concessionários: geralmente, nossos Produtos e Serviços são comercializados por meio de nossa rede de Concessionários e Oficinas Autorizadas, listados em nossa página principal.

        Desse modo, para atendê-lo e oferecer nossos Produtos e Serviços, muitos dos Dados que coletamos são compartilhados com os Concessionários localizados em todo o Brasil.

        Por exemplo, usamos o seu CEP, estado, cidade e modelo de veículo desejado, para identificar qual o Concessionário mais próximo e adequado para atender suas necessidades; usamos também seu nome, telefone celular, e-mail e CPF para poder identificá-lo e tratá-lo da maneira mais personalizada e segura possível.

        Compartilhamento com nossos Parceiros: Temos uma série de fornecedores e parceiros que precisamos contratar para operar os Produtos e oferecer nossos Serviços, e alguns deles podem tratar em nosso nome os Dados Pessoais que coletamos.

        Por exemplo, usamos serviços de hospedagem de dados para armazenamento dos Dados, empresas de tecnologia da informação para auxiliar no desenvolvimento de nossos serviços.

        Marketing e envio de comunicações: Utilizamos empresas de marketing, bem como sistemas de análises de dados, ferramentas de mailing e APIs de envio de notificações, a fim de enviar comunicações, direcionar conteúdo e anúncios de acordo com seus interesses. Para tanto, alguns Dados podem ser compartilhados entre a MBBras e outras empresas, principalmente identificadores únicos, endereços IP, cookies, dados comportamentais e dados sobre o uso e navegação nas Plataformas (analytics), que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online.

        Analytics: Além dos Dados agregados que recebemos de nossos parceiros, os Dados armazenados por Nós podem vir a ser utilizados para fins de análise estatística (analytics), para que possamos compreender quem são os usuários que acessam as nossas Plataformas e quem são usuários dos nossos Serviços.

        Estes Dados têm por fim compreender melhor como é o acesso dos indivíduos aos Produtos, a fim de melhorar a prestação de serviços e customizar os Produtos conforme seus interesses.

        Empresas da Daimler AG: Por sermos parte do grupo Daimler, podemos transferir alguns dos seus Dados para empresas do grupo para aprimorar o desenvolvimento de nossos Produtos e Serviços, e melhorar o nosso atendimento localmente.

        Para resguardar e proteger direitos da MBBras: Reservamo-nos o direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer Dados que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; fazer cumprir esta Política de Privacidade e outros acordos; ou proteger os direitos, propriedade ou segurança da MBBras, nossos funcionários, usuários ou outros.

        3. Transferência internacional de Dados

        Podemos transferir Dados para outros países para fins de armazenamento em servidores de terceiros localizados no exterior, como os Estados Unidos e União Europeia.

        Informamos que seus Dados poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes destes países. Ao interagir conosco, Você está ciente dessa transferência internacional de Dados.

        4. Quais são seus direitos como titular dos Dados Pessoais?

        Você sempre poderá optar por não divulgar seus Dados Pessoais para a MBBras, mas tenha em mente que esses Dados podem ser necessários para usufruir de alguns dos recursos disponibilizados em nossas Plataformas.

        Independentemente disso, Você sempre possuirá direitos relativos à privacidade e à proteção dos seus Dados Pessoais, e além de nos preocuparmos com a segurança desses Dados, também nos preocupamos que Você tenha acesso e conhecimento de todos os seus direitos relativos ao tratamento de seus Dados Pessoais.

        Nesse sentido, expomos abaixo uma breve explicação e exemplos sobre alguns desses direitos:

        DireitoConceito
        Direito de confirmar a existência de tratamento dos seus Dados e de acessá-losPermissão para que Você possa verificar se tratamos Dados Pessoais seus e requisitar uma cópia dos Dados Pessoais que nós temos sobre Você.  
        Direito de retificação  Este direito permite que Você, a qualquer momento, solicite a correção dos seus Dados Pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos, inexatos ou desatualizados.  
        Direito de exclusão  Este direito permite que Você solicite a exclusão dos seus Dados Pessoais da nossa base de dados. Todos os Dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando Você assim requisitar, exceto se existirem motivos que autorizem a MBBras a mantê-los (por exemplo, prazo prescricional).  
        Direito de oposição  Você também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de Tratamento. Em alguns casos, a MBBras pode demonstrar que tem motivos legítimos seus ou de parceiros para tratar os Dados Pessoais, os quais podem se sobrepor à oposição ao tratamento, caso, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a prestação dos serviços, para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, ou mesmo para o resguardo de direitos da MBBras ou de terceiros.
        Direito de solicitar anonimização, bloqueio ou eliminaçãoEste direito permite que Você nos peça para (a) anonimizar seus Dados, de forma que eles não possam mais ser relacionados a Você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a possibilidade de Tratarmos seus Dados; (c) eliminar seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo nos casos previstos em lei. 
        Direito à portabilidade  Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que a MBBras forneça a Você, ou a terceiros que Você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável. Da mesma forma, Você pode pedir que outras empresas enviem para a MBBras seus Dados Pessoais para facilitar a contratação dos nossos Serviços, por exemplo.  
        Direito de retirar o seu consentimento  Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de tratamento que se baseiam no consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente. Se Você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados Produtos e Serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.  


        Talvez seja necessário solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acessar seus Dados Pessoais ou de exercer seus outros direitos.

        Esta é uma medida de segurança para garantir que os Dados Pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los.

        Todas as solicitações legítimas que recebermos serão respondidas dentro dos prazos legais definidos.

        Ocasionalmente, conforme previsto na legislação, pode ser necessário estender os prazos se sua solicitação for particularmente complexa ou se Você tiver feito várias solicitações.

        Neste caso, iremos notificá-lo e mantê-lo atualizado sobre o andamento da sua solicitação. Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta.

        5. Por quanto tempo seus Dados Pessoais serão armazenados?

        Nós manteremos seus Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

        Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade de tais Dados, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus Dados Pessoais, a finalidade do processamento e se podemos alcançar tais propósitos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

        6. Como protegemos seus Dados?

        Tomamos providências técnicas, administrativas e organizacionais para proteger seus Dados Pessoais contra perda, uso não autorizado ou outros abusos. Os Dados são armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

        Com a finalidade de garantir a segurança de seus Dados Pessoais, adotamos as melhores práticas de segurança da informação disponíveis, incluindo:

        • o desenvolvimento de um sistema confiável e eficaz de identificação eletrônica e autenticação dos titulares dos Dados, para evitar acessos não autorizados, bem como registradores constantemente atualizados para verificar a precisão da autorização de pessoas que tenham ou solicitem acesso à base de dados e sistemas da MBBras;
        • o registro e a documentação de todas as etapas de processamento dos Dados dentro dos sistemas, especialmente pedidos de acesso a documentos, combinados com verificações internas regulares para garantir que todos os acessos tenham a correta autorização;
        • a definição de uma clara distinção de funções e competências relativas às categorias de pessoas responsáveis ou envolvidas nos sistemas;
        • o inventário dos registros de acesso dos colaboradores à base de dados da MBBras, contendo o momento, a duração, a identidade do funcionário ou do responsável pelo acesso designado e o arquivo acessado;
        • a auditoria regular interna e externa de proteção de Dados Pessoais; e
        • a adoção de procedimentos preventivos contra incidentes de segurança da informação.

        Adicionalmente, a sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus Dados, e caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus Dados ou caso você tenha alguma dúvida quanto à segurança da informação, por favor, entre em contato conosco.

        7. Como falar conosco?

        Se Você tiver quaisquer outras dúvidas sobre como utilizamos seus Dados, comentários ou sugestões relacionados a esta Política, ou, ainda, caso Você acredite que seus Dados Pessoais tenham sido usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto titular destes Dados Pessoais, Você pode entrar em contato com nosso time pelo e-mail [email protected].

        8.Mudanças na Política de Privacidade

        Como estamos sempre buscando melhorar nossas Plataformas, essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.

        Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que Você tenha conhecimento sobre as modificações.

        Caso sejam feitas alterações relevantes que necessitem de um novo consentimento seu, iremos publicar essa atualização e solicitar um novo consentimento para Você.

        Versão 2021.09A de 14.09.2021

        Política de Cookies

        Nós da Mercedes-Benz do Brasil (“MBBras”) respeitamos suas preocupações com privacidade e valorizamos o relacionamento que temos com você, que acessa nossas plataformas e/ou utiliza os nossos produtos e serviços.

        Usamos a tecnologia de cookies em nossas plataformas para coletar informações que nos ajudam a melhorar sua experiência. Desenvolvemos esta Política de Cookies para que você possa ter mais informações em relação aos cookies utilizados pela MBBras. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade

        1. O que são Cookies?

        Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo, que permitem que certas funcionalidades possam ser implementas em nossas plataformas. Eles podem ser utilizados para coletar diferentes informações dos usuários, podendo identificar, por exemplo, se o seu dispositivo já visitou uma de nossas páginas web, qual o seu idioma, configurações de  preferência; permitindo oferecer um serviço mais eficiente.

        Os cookies geralmente têm uma data de expiração que pode variar. Alguns cookies são excluídos automaticamente quando você fecha o navegador (os chamados cookies de sessão), enquanto outros podem ser armazenados por mais tempo no dispositivo até serem excluídos manualmente (os chamados cookies persistentes).

        2. Funções e utilização de cookies

        A utilização de cookies nos nossos websites é baseada no legítimo interesse da MBBras. Você também pode visitar as nossas páginas web sem a utilização de certos cookies, a depender se eles são necessários para o funcionamento do site. Ou seja, você pode recusar a utilização de cookies e pode eliminar os cookies armazenados em seu navegador por meio das configurações:

        • Por predefinição, a maioria dos navegadores aceita cookies automaticamente. A depender do seu navegador, você pode alterar esta predefinição pelas configurações.
        • Você também pode eliminar os cookies armazenados em seu navegador. Para mais detalhes, confira as informações disponíveis no item 3.

        Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para websites, como o armazenamento HTML5 ou Local Shared Objects para identificarmos os seus interesses e as áreas mais populares das nossas páginas web e, com estas informações, buscamos melhorar as nossas páginas web e torná-las ainda mais fáceis de utilizar.

        Nós dividimos os cookies nas seguintes categorias:

        • Cookies absolutamente necessários
        Estes cookies são absolutamente necessários para as funcionalidades das páginas web, permitindo funções básicas como navegação de página e acesso seguro das áreas do site. Sem estes cookies o site não poderia funcionar corretamente, como também não poderíamos oferecer-lhe determinados serviços como o configurador de veículos. 

        • Cookies de funções
        Estes cookies facilitam a utilização e melhoram as funcionalidades das páginas web. Nós guardamos, por exemplo, as suas definições de idioma em cookies de funções.

        • Cookies de desempenho
        Estes cookies reúnem informações sobre a forma como você utiliza as nossas páginas web. Permitem-nos identificar quais as partes dos nossos websites são especialmente populares e, desta forma, podemos melhorar as nossas páginas e seu conteúdo.

        • Cookies  estatísticos
        Cookies estatísticos ajudam a entender como os visitantes interagem com sites coletando e reportando informações anonimamente.

        • Cookies de marketing
        Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes nos sites. A intenção é exibir anúncios relevantes e engajamento para o usuário individual. 

        • Cookies de terceiros
        Estes cookies são instalados por terceiros, por exemplo, redes sociais como Facebook, Twitter e Google+, cujos conteúdos pode integrar-se por meio dos «Social Plug-ins» que são oferecidos nas nossas páginas web, e pelos nossos parceiros de «targeting» e «retargeting», que nos permitem ajustar o nosso marketing online conforme as suas necessidades e interesses.

        Importante esclarecer que a MBBras não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído do nosso site, sendo recomendável que você limpe seus Dados de navegação regularmente.

        Lista de Nomes de Cookies:

        1. ASP.NET_SessionId mercedes-benz.com.br
        2. fbp mercedes-benz.com.br
        3. tr facebook.com
        4. CCCustomerId brainchat.mercedes-benz.com.br
        5. CCCustomerId mercedes-benz.com.br
        6. CCLSGN brainchat.mercedes-benz.com.br

        3. Remoção ou bloqueio dos cookies

        Se você quiser saber quais cookies estão instalados no seu dispositivo, ou se deseja excluí-los ou restringi-los, basta acessar os links abaixo. Para encontrar informações relacionadas a outros navegadores, visite o site do desenvolvedor responsável pelo navegador.

        Firefox

        Chrome

        Safari

        Internet Explorer

        Lembre-se que o uso de cookies nos permite te oferecer uma melhor experiência em nossos produtos e serviços. Se você bloquear cookies em nossos produtos, não podemos garantir o correto funcionamento de todas as funcionalidades e talvez você não consiga acessar determinadas áreas de nossos websites. Além disso, é bem provável que certas funções e páginas não funcionem da maneira adequada.

        4. Alterações na Política de Cookies

        Como estamos sempre buscando melhorar nossos produtos, esta Política de Cookies pode passar por atualizações. Dessa forma, recomendamos que você visite periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.