Showroom Virtual

Ver ofertas
Cavalo Mecânico

Cavalo mecânico: o que é e qual a importância?

Caminhoneiro

Para quem deseja trabalhar como motorista de caminhões, é fundamental saber o que é cavalo mecânico. Afinal, esse conhecimento ajuda a escolher qual é o melhor modelo para sua rotina.

Ele representa, em média, 30% dos caminhões vendidos no Brasil. Por isso, é muito importante entender o porquê ele é tão popular no país, especialmente se você está pensando em fazer o financiamento do seu veículo ou consórcio para começar a atuar nesse segmento.

Continue lendo este texto que eu preparei e saiba mais sobre o que é cavalo mecânico e sua função!

O que é cavalo mecânico?

O cavalo mecânico é a parte frontal da carreta, ou seja, a área onde fica a cabine do motorista, que se distingue do semi-reboque — que é a parte em que a mercadoria fica para ser transportada.

Geralmente ele varia conforme a quantidade de eixos e isso impacta diretamente a quantidade de carga que o veículo poderá transportar.

Qual é a sua função?

Agregar o cavalo mecânico no veículo permite a articulação entre a cabine e a carreta, facilitando a mobilidade do caminhão e a realização de curvas com muito mais segurança.

Qual é a sua importância para a frota?

Ele permite transportar os itens com mais segurança, tanto para a carga quanto para o condutor. Veja outras vantagens:

  • permite economizar tempo no transporte de carga, já que possibilita a condução de um maior volume de carga de uma vez só;
  • redução dos custos com combustível para deslocamento por causa do número reduzido de viagens;
  • melhora o desempenho do veículo;
  • torna os processos de frenagem mais seguros;
  • torna a condução mais confortável para o motorista;
  • facilita a organização para conduzir cargas mais pesadas ou com maiores dimensões.

Quais são os tipos de cavalo mecânico?

É importante conhecer quais são os tipos disponíveis no mercado e para quais tipos de caminhões eles são indicados. De modo geral, é possível encontrar dois modelos: cavalo mecânico simples e o cavalo mecânico trucado.

Vou apresentar mais características de cada um deles a seguir. Continue acompanhando.

Cavalo mecânico simples

Esse modelo se caracteriza por ser composto com eixo simples e duas rodas. Em geral, permite conduzir até 33 toneladas de carga. Há, ainda, a versão com três eixos, que permite transportar, em média, até 41,5 toneladas.

Comumente, ele é escolhido para uso com carretas de dois ou três eixos.

Cavalo mecânico trucado

Já esse modelo tem eixo duplo (frontal e dianteiro). Com isso, consegue fazer uma melhor distribuição do peso das cargas sobre as rodas e, assim, o caminhão pode transportar maior peso nas viagens.

Ele é geralmente utilizado nos seguintes tipos de carretas:

  • carreta cavalo trucado: consegue transportar um peso bruto de até 45 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros da carreta;
  • bitrem: composto por sete eixos, permite transportar também até 45 toneladas de peso bruto e o módulo de carga pode ser tracionado com um cavalo mecânico;
  • rodotrem: utiliza dois semi-reboques e tem nove eixos. Com isso, pode carregar um peso bruto de até 74 toneladas;
  • tritrem: modelo semelhante ao bitrem, mas com uma quinta roda e um módulo de carga adicional. Pode transportar até 74 toneladas de carga bruta.

Entender o que é o cavalo mecânico, suas características e funcionalidades permite fazer escolhas mais acertadas ao começar a compor o seu veículo, escolhendo a melhor opção para exercer suas atividades profissionais. Espero que este conteúdo tenha ajudado a tirar suas dúvidas.

Não perca a oportunidade de aprofundar ainda mais seus conhecimentos. Leia outros conteúdos no blog e confira nosso canal no YouTube.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *